Home / Geral / Municípios pedem ajuda para resolver transtornos causados pelas chuvas

Municípios pedem ajuda para resolver transtornos causados pelas chuvas

As fortes chuvas que têm caído no Piauí no início de 2016 alegram não só o homem do campo, mas a todos os setores da sociedade pela reposição da maioria dos reservatórios de água e a expectativa de uma boa safra. Só que junto às chuvas vêm os prejuízos e transtornos e os municípios necessitam urgentemente de ajuda dos governos estadual e federal.

Até o momento a Associação Piauiense de Municípios (APPM) detectou maiores problemas nos municípios de Coronel José Dias, Curimatá, Canavieira, Queimada Nova, Riacho Frio, Júlio Borges e Dom Inocêncio. Esse último está isolado do resto do país e tem dezenas de famílias desabrigadas. A cidade não tem acesso asfáltico para a BR e sempre sofre nos períodos chuvosos.

“As prefeituras estão tentando amenizar os problemas causados pelas chuvas, como estradas interrompidas, queda de pontes, ruptura de barragens, com o escasso recurso que temos e a ajuda da população. Necessitamos de apoio urgente dos governos do Estado e Federal, através da Defesa Civil, do exército e outras instituições”, reclama o presidente da APPM, Arinaldo Leal.

Em Curimatá pelo menos quatro bairros permanecem alagados há vários dias, famílias estão desabrigadas e recebendo apoio da prefeitura. Já a estrada que liga a sede do município de Coronel José Dias e o Parque Nacional da Serra da Capivara, feita recentemente pelo Governo do Estado, se rompeu.

A orientação da APPM é que os municípios prejudicados elaborem um relatório dos danos e enviem para a Secretaria de Defesa Civil do Estado e para a própria APPM que cobrará ações imediatas desse órgão, servindo como ponte entre o município e o governo.

Com as informções: appm

Veja Também

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *