Home / Notícias / 85 mil crianças de escolas públicas vão passar por exames de hanseníase

85 mil crianças de escolas públicas vão passar por exames de hanseníase

Examinar pelo menos 85 mil crianças com idade entre 5 e 14 anos. Este é o foco da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses, que foi iniciada ontem (10) em Teresina. O lançamento oficial aconteceu na Unidade Escolar Firmina Sobreira, na zona Norte da Capital, e contou com a presença de profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que, além de realizar os exames, também prestaram orientações aos estudantes sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Até o próximo mês, a campanha vai realizar ações em 392 escolas públicas de Ensino Fundamental, com o objetivo de diminuir a carga de helmintos (também conhecidos como verminoses) por meio da administração do medicamento albendazol 400mg, bem como identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho”.

“Tanto a hanseníase, quanto as verminoses, causam manchas na pele. O que precisamos é identificar o que está causando aquela mancha. Nós pretendemos fazer o que chamamos de tratamento coletivo, com a finalidade de diminuir a carga de vermes e identificar casos de hanseníase para serem tratados o mais cedo possível. Os vermes são tidos como doenças banais, mas, além de causarem vários desconfortos, podem trazer complicações sé- rias como obstrução intestinal e pode até matar”, afirmou o médico Kelsen Eulálio, coordenador de hanseníase da FMS.

A cidade de Teresina vivencia, nos últimos anos, uma redução do número de casos de hanseníase. Em 2001, por exemplo, foram notificados 821 casos da doença. Já no ano passado, o número de casos foi de 375 entre os teresinenses. Apesar da redução, as equipes da Fundação Municipal de Saúde ressaltam a importância de aumentar a oferta dos exames que podem diagnosticar a doença.

“Quanto antes houver o diagnóstico, mais rápida e fácil também pode ser a cura da doença. Todas as pessoas que convivem ou conviveram com quem recebeu o diagnóstico de hanseníase devem ser examinadas nos serviços de saúde”, alertou Kelsen Eulálio, ao lembrar que o tratamento é gratuito e realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Por: Natanael Souza – Jornal O Dia

Veja Também

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *