Home / Notícias / Sindicato das autoescolas reclama de falhas no sistema do Detran-PI

Sindicato das autoescolas reclama de falhas no sistema do Detran-PI

As autoescolas do Piauí reclamam que estão sendo prejudicadas devido a falhas no sistema do Departamento de Trânsito (Detran-PI). O sindicato da categoria diz que tanto o aluno como as empresas estão sofrendo com as consequências das falhas.


Foto: Assis Fernandes/ODIA

Segundo o Sindicato das Autoescolas do Piauí (Sindapi), o problema é interno do Detran-PI e não é recente. Desde a Semana Santa, o Sindicato aponta que, quando o sistema cai, ninguém consegue marcar aulas nem realizar nenhuma outra atividade na ferramenta online.
Daniel Tavares, proprietário de uma autoescola em Teresina e membro do Sindapi, conta que o prejuízo é grande e, muitas vezes, o aluno culpa a autoescola. “O problema é o sistema do Detran. Quem trabalha em autoescola sabe que está com mais de 10 dias que o sistema oscila, abre normal pela manhã, mas a tarde, entre as 15h e 17h, ele cai sozinho e as aulas que nós abrimos não conseguimos fechar. E o aluno não acredita que o problema seja no Detran e sim na autoescola”, relata.
Daniel afirma que o sistema deveria estar funcionando das 6h às 23h, mas isto não estaria ocorrendo. “Quando o sistema cai, eles afirmam categoricamente que ele estará operando normalmente, mas uma vez fora do ar, não há quem ofereça suporte. Era para ele estar funcionando de 6h da manhã às 23h, mas isso não está acontecendo. Eles estão investido em vídeo filmagens, vão exigir agora das autoescolas câmeras dentro dos veículos de aprendizagem, mas não investem no básico, que é a questão do envio de dados, no centro de informação dos condutores pelo qual o Detran é responsável pela verificação”, pontua.
Contraponto
Por sua vez, o gerente de Informática do Detran-PI, João Filho, informou que houve um problema pontual no servidor do órgão na última terça-feira e que a falha fora solucionada ainda na manhã do dia seguinte. Já na quinta-feira, um problema de comunicação, entre o Detran- PI e a ATI, teria prejudicado o sistema, mas a questão também já foi resolvida.

Por: Ioná Nunes – Jornal O DIA

Veja Também

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *