Home / Notícias / Quase metade dos brasileiros não controla o próprio orçamento

Quase metade dos brasileiros não controla o próprio orçamento

Quase metade (48%) dos consumidores brasileiros não controla o seu orçamento, seja porque confia apenas na memória para anotar despesas (25%), não faz nenhum registro dos ganhos e gastos (20%) ou delega a função para terceiros (2%).

 Os dados são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com o SPC Brasil.

Controle inadequado
Outro dado preocupante do estudo é que mesmo entre aqueles que realizam um controle efetivo de suas finanças (52%), a frequência com que anotam e analisam suas despesas não é a adequada.  Em cada dez pessoas que adotam um método apropriado de controle, somente um terço (33%) planeja o mês com antecedência, registrando a expectativa de receitas e despesas do mês seguinte. A maioria (39%) vai anotando os gastos pessoais conforme eles ocorrem e outros 27% só anotam os gastos após o fechamento do mês.

Anotar no caderninho
O levantamento mostra que a maioria das pessoas que se preocupa em registrar receita e despesa usa o caderninho para planejar as finanças. Já a planilha no computador é o método utilizado por 9% das pessoas ouvidas, enquanto 7% registram as receitas e despesas em aplicativos de smartphones.

A pesquisa também mostra que o controle dos gastos extras e não essenciais acaba ficando em segundo plano entre os consumidores que fazem algum controle do orçamento.

Gastos essenciais como contas da casa, despesas com mantimentos, aluguel e condomínio são anotados por 92% dos entrevistados que têm algum planejamento. As prestações de compras feitas no cartão, cheque ou crediário que vencem no mês seguinte recebem a atenção de 79%. Já 76% anotam os rendimentos, como salários, aposentadorias e pensões.

CONTEÚDO: Cidade Verde

Veja Também

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *