Home / Notícias / Eletrobras-PI acelera processo de regularização da eletricidade

Eletrobras-PI acelera processo de regularização da eletricidade

A Eletrobras Distribuição Piauí iniciou este mês a construção de uma rede de distribuição de energia elétrica de média e baixa tensão no povoado Taboca do Pau Ferrado, localizado na zona sudeste de Teresina. A meta é regularizar 600 unidades consumidoras que ainda utilizam energia de forma irregular.

A empreitada faz parte do Projeto Energia+, financiado pelo Banco Mundial em parceria com a Eletrobras, e tem o objetivo de implantar um conjunto de ações destinadas a reduzir as perdas elétricas, aumentando as taxas de arrecadação e melhorando a qualidade do serviço prestado para os consumidores de energia elétrica.

Francisco Martins, presidente da Associação de Moradores do bairro, comemorou o início da construção da rede de energia elétrica e afirmou que a obra trará benefícios para o povoado e comunidades próximas. “O desejo de todos é ter energia de qualidade e regular. Teremos a oportunidade de ampliar o comércio e comprar aparelhos eletrônicos sem correr o risco de sofrer prejuízos”, relata Francisco.

Martins citou ainda que é proprietário de um pequeno comércio no local, e só não o ampliou devido às constantes oscilações de energia. “Eu vendo picolé e gelo. Quando a obra for concluída perderei menos mercadorias”, revelou o líder comunitário.

De acordo com Luiz Lima, líder do Projeto Energia+, a distribuidora já regularizou mais de três mil unidades consumidoras em dez bairros de Teresina, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas.

O diretor-presidente da Eletrobras Piauí, Marcelino Machado, afirma que a empresa estatal tem acelerado a implantação do projeto Energia+, que foi iniciado no ano de 2015.

A expectativa é que sejam atendidas mais de 11 mil unidades consumidoras em situação irregular na região metropolitana de Teresina. “Atualmente, a Eletrobras desenvolve frentes de trabalho nas zonas norte, sul, leste e sudeste da capital. Ao concluir essa etapa,  prosseguiremos com a segunda fase, que será voltada para o interior. A previsão é atender mais de 50 mil unidades consumidoras que utilizam as chamadas gambiarras,” pontua o presidente Marcelino Machado.

Vereador acompanha de perto trabalho de regularização da energia elétrica

Desde 2010 o vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) tem acompanhado de perto o processo de regularização dos serviços de energia elétrica na capital.

O vereador Paulo Roberto da Iluminação (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Ele afirma que nesse período houve uma expressiva melhoria na distribuição de energia em Teresina, mas ressalta que ainda é preciso avançar muito para que esses serviços sejam oferecidos de forma plena na capital.

Paulo Roberto foi coordenador da iluminação pública de Teresina entre os anos de 2010 e 2012. E desde que assumiu uma vaga na Câmara Municipal, em 2013, o petebista permaneceu acompanhando o trabalho de regularização do fornecimento de eletricidade pela estatal, fazendo visitas frequentes à sede da Eletrobras-PI e levando aos gestores da empresa as demandas apresentadas pelas comunidades.

“É inaceitável que em pleno século XXI ainda existam famílias vivendo em residências com precário fornecimento de energia elétrica. Como a água, o saneamento básico, a saúde e a educação, eu acredito que a oferta de uma boa energia é essencial para a qualidade de vida da população. Por isso, nos empenhamos pessoalmente na Câmara Municipal para que a regularização da energia elétrica chegasse a diversas localidades, como as vilas Andaraí, Washington Feitosa, Elmano Férrer, Bom Jesus, Cíntia Portela, loteamento Santo Afonso, dentre outras”.

Fonte: o dia

Veja Também

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *