Home / Cidades em Foco / Secretário de governo Dr. Marcos Vinícius se pronuncia sobre a pandemia.

Secretário de governo Dr. Marcos Vinícius se pronuncia sobre a pandemia.

O Secretário municipal de governo, do município de Valença, Dr. Marcos  Vinícius está bastante preocupado com a crise nacional ocasionado pelo CORONA VÍRUS,   em Teresina  o secretário viabiliza ações para auxiliar os munícipes valencianos, no enfrentamento da crise.

Dr. Marcos respondeu as nossas indagações a respeito de como o Município está enfrentando a e quais ações poderão serem implementadas nos próximos dias. Veja:

Dr. Marcos Vinicius, como o senhor está vendo a pandemia do coronavírus ?

Dr. Marcos Vinicius: Vejo como uma situação gravíssima para o mundo, que definirá nossa geração, obrigando as pessoas a repensar seus líderes, suas prioridades e seu destino. Hoje temos um inimigo em comum, o novo coronavírus, que está onipresente no planeta, colocando em risco toda população mundial.

Além de tudo que já foi dito pelas redes sociais e pela imprensa, o que o senhor pontuaria como maior preocupação do governo municipal neste momento quando a contaminação tende a atingir maior intensidade?

Dr. Marcos Vinicius: Nossa maior preocupação hoje é a chegada de pessoas de outros municípios e estados, pois no tangente à circunferência local, todas as medidas necessárias foram tomadas, e Valença hoje é modelo na prevenção ao Covid-19.

O Brasil inteiro se prepara para as eleições municipais, em face da pandemia, como o senhor avalia os riscos já que eleições é inevitavelmente uma ação que congrega multidões em reuniões, filiações, e no dia da votação, como o senhor analisar tudo isso?

Dr. Marcos Vinicius: Acredito que agora no mês de abril o Congresso Nacional comece a se mobilizar sobre essa questão, uma vez que todos sabemos que a pandemia do coronavírus chegará ao seu pico nos próximos 60 dias. E caso fique mantido o calendário eleitoral, quando a curva de contágio começar a decrescer, começa a se intensificar as atividades políticas, de reuniões, encontros, comícios, contato pessoal, fazendo com que coloque toda a população brasileira em risco novamente. Primeiramente precisamos pensar nas vidas que podemos preservar, economia pode e vai se recuperar e as eleições podem e devem ser adiadas.

Uma vez que está se extinguindo o prazo para as filiações e o país neste clima de quarentena, por conta do corona vírus  ao seu ver como as pessoas devem proceder , sobretudo aquelas que tem intenções de se candidatar ?

Dr. Marcos Vinicius: As ferramentas de WhatsApp e e-mail são os mecanismos mais seguros e eficazes. Sou Vice-Presidente estadual do Solidariedade no Piauí, e temos utilizado prioritariamente o Whatsapp pra fazer todas as filiações nos mais diversos municípios utilizando essa tecnologia. E hoje tá muito simplificado, basta foto legível do título de eleitor e inserir no sistema FiliaWeb do Tribunal Superior Eleitoral.

Voltando a pandemia, sabemos que o ápice da crise ainda não chegou, como o senhor avalia que o estado vai enfrentar a crise tendo visto que agora que ocorreram as primeiras mortes no Estado ?

Dr. Marcos Vinicius: A grande maioria dos Governadores tem agido de maneira exemplar, tomando as medidas necessárias, de fechamento do comércio, das escolas, restaurantes, cinemas e até shoppings. Estas que são medidas preventivas; mas sobretudo também preparando o sistema público de saúde para o ápice do contágio, abrindo novas vagas de UTIs, para os casos mais graves, e novos leitos para os casos leves e moderados. Obviamente que pelos estudos epidemiológicos mais recentes, tudo ainda deve se agravar bastante, mas o mais importante é estarmos preparados pra enfrentar com medidas de excelência médica e evitar o pior, que seria entrarmos no caos, onde não haveria chances de tratamento pra maior parte da população.

Qual  a avaliação que o senhor faz como séc de governo e como integrante do comitê gestor da crise, das ações implementadas  pelo município para o enfrentamento dessa crise?

Dr. Marcos Vinicius: Diante dessa pandemia que assola o mundo, buscamos em tempo recorde informar a população das medidas preventivas pra evitar que o coronavírus chegue a nossa cidade. Colocamos vários sons volantes nas ruas, disponibilizamos todas as medidas preventivas nos portais locais, como também panfletos informativos. Criamos o Comitê Gestor de Crise, para discutir todas as estratégias da Prefeitura Municipal com as autoridades constituídas do município, buscando soluções e aceitando sugestões. Criamos 8 equipes multiprofissional de saúde, para que em regime de plantão fiquem a disposição para atender a qualquer chamamento da sociedade, como também montamos barreiras rodoviárias, para acompanhar todos os ônibus interestaduais que entrassem na nossa cidade. Disponibilizamos equipamentos de proteção individuais (EPIs) e álcool gel para os profissionais envolvidos para que não corressem nenhum risco envolvido a sua atividade, preservando sua saúde e da população.

E finalmente, como médico, secretário municipal qual o conselho que o senhor deixa para a população de Valença e pra todos de modo geral ?

Dr. Marcos Vinicius: Neste momento, o melhor conselho que possa dar é “fique em casa”, preserve a sua vida, da sua família e das pessoas mais próximas, que assim, cada um fazendo a sua parte, estaremos cuidando de todos os brasileiros. É como uma prova de resistência, quem mais conseguir se manter firme, mais seguro, é quem mais sairá vitorioso. Que Deus nos proteja e tenha compaixão de nós!

Veja Também

Escola Municipal Raimundo Roque Ferreira no Bairro Morada Nova estar sendo reformada pela Prefeitura de Valença.

A Escola Municipal Roque Ferreira no Bairro Morada Nova estar sendo totalmente reformada pela Prefeitura ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *