Home / Notícias / PI e MA debatem parceria na Saúde e Regularização Fundiária
EU QUERO

PI e MA debatem parceria na Saúde e Regularização Fundiária

Regularização fundiária, gestão e atendimento na área de saúde foram algumas das pautas de audiência, realizada na tarde desta segunda (27), em São Luís entre os governadores do Piauí, Wellington Dias, e do Maranhão, Flávio Dino, que contou também com a presença do secretário de Saúde, Francisco Costa, com o procurador geral de justiça do Estado do Piauí, Cleandro Moura, e com o procurador geral de justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga.

Governadores debatem Saúde e Regularização Fundiária( Foto: Alvaro Carneiro)

Flávio Dino agradeceu o apoio e visita do governador Wellington Dias e destacou que nesse encontro foram tratados diversos assuntos. No caso do Ministério Público, foi discutida sobre a necessidade da constituição de grupos interestaduais para atuar em determinados temas. “Considerando que a criminalidade sendo transfronteiriça é razoável que haja uma atuação cooperada para dar conta da complexidade desses desafios”, diz Flávio Dino.

O governador Flávio Dino afirma que, na área da Saúde, foi tratado a cerca de cooperação cotidiana que o sistema do Piauí oferece ao Maranhão e como, por outro lado, o Maranhão pode colaborar para que o cidadão de qualquer lado do Rio Parnaíba possa ser bem atendido.

“Trocamos experiências a cerca da constituição recente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, que tem sido um caminho exitoso de aprimoramento do serviço de saúde no Maranhão. Estamos prontos a colaborar com o Governo do Piauí na continuidade dessa troca de ideias e na definição de caminhos que ajudem essa parte do território nacional”, disse o governador maranhense, declarando que o objetivo dessa ação conjunta é garantir o desenvolvimento da região para que ela possa vencer esse ciclo de pobreza que, em muitas décadas, foi predominante.

O governador Wellington Dias enfatizou a importância desse encontro para os dois estados e destacou a experiência que os Ministérios Públicos Estaduais do Piauí e Maranhão, o Poder Judiciário dos dois estados e o Poder Executivo no combate à grilagem na linha do protagonismo para regularização fundiária. “Acertamos parâmetros para um termo de cooperação entre o executivo do Piauí e Maranhão e um estudo desse assunto entre as duas procuradorias”, disse Wellington, declarando que os dois procuradores estaduais passaram a tratar um cronograma para atuação conjunta no combate à grilagem e a regularização fundiária.

Na área da saúde, Wellington ressaltou que o Maranhão tem uma destacada e nova experiência sobre o tema com um modelo de gestão que trouxe melhoramentos para garantir melhor condição não só de controle de receitas e despesas, mas também de melhores resultados. “Nesse sentido, vimos solicitar uma cooperação e, da mesma forma, colocar a nossa rede, nossa experiência a serviço do estado do Maranhão”, disse, declarando que também tratou junto com Flávio Dino de pautas de interesse dos dois estados junto ao Governo Federal.

Fonte:piaui.pi.gov.br

Veja Também

Piauí tem 719 pessoas na fila de espera para transplante de órgãos

No Piauí, 719 pessoas estão na fila de espera para transplante de órgãos. Destes, 387 esperam ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *