Home / Destaque / Imunização contra H1N1 começa amanhã; PI tem 54 casos suspeitos e 9 mortes

Imunização contra H1N1 começa amanhã; PI tem 54 casos suspeitos e 9 mortes

A vacinação dos grupos prioritários contra a influenza foi antecipada em Teresina. A partir desta terça-feira (26), a população vai ter acesso às doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, que garante que os estoques estão abastecidos em todas as unidades.

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí divulgou boletim informando que 54 casos suspeitos da Influenza A H1N1 são investigados, sendo que 47 deles são de pacientes residente Piauí e os demais são provenientes do Maranhão. Até o momento, o estado já registrou nove óbitos, o que corresponde a 16,7%.

A prevalência dos casos persiste no público feminino, correspondendo a 55,6% do total, enquanto pessoas do sexo masculino correspondem a 44,4%. Todos os casos notificados tiveram amostras coletadas para realização de exames laboratoriais.

Inicialmente, a vacina começaria a ser ofertada apenas no dia 30 de abril. “Mas conseguimos operacionalizar aqui em Teresina, e vamos iniciar a imunização de todos os grupos prioritários nessa terça feira. Vão ser mais de 170 mil pessoas vacinadas”, explica Francisco Pádua.

A imunização para profissionais de saúde teve início no dia 15 de abril. A partir de amanhã, todos os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, passam a receber as doses da vacina. “Idosos, crianças de seis meses à cinco anos, gestastes, pessoas privadas de liberdade, e pessoas que tenham doenças crônicas”, pontua.

O Dia D de Mobilização acontece no próximo sábado, 30 de abril, e terá como ponto de concentração a Unidade Básica de Saúde Leônidas Antônio Deolindo, no bairro do Saci, zona Sul de Teresina. “Nesse dia, 53 pontos de vacinação vão funcionar para atender à população”, explica Francisco Pádua.

Além do Dia D, a FMS deve realizar outras atividades educativas para alertar à população de Teresina para a importância da imunização contra influenza. “Estamos difundido as informações, e mostrando a importância de atingir essa meta de vacinação para manter a cidade saudável”, conclui.

A campanha de vacinação  contra a influenza acontece até o próximo dia 15 de Maio. A vacina serve contra o vírus Influenza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. Para ter acesso às doses, basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde espalhadas por todas as zonas da capital.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Natanael Sousa – Jornal O DIA

Veja Também

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares; veja se o seu está na lista

A partir deste 1º de maio, o WhatsApp deixará de funcionar em 35 modelos de celulares, incluindo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *