Home / Notícias / Hospitais de campanha abrirão 279 leitos para tratamento de Covid-19 no Piauí

Hospitais de campanha abrirão 279 leitos para tratamento de Covid-19 no Piauí

Os leitos para o tratamento de pacientes da Covid-19 se aproximam cada dia mais de sua ocupação total no Piauí, e a montagem dos hospitais de campanha anunciados pelogoverno do Estado e Prefeitura de Teresina começam a correr contra tempo para iniciar o funcionamento antes da ocupação máxima do sistema de saúde. São aguardados 279 novos leitos para enfrentamento ao novo coronavírus.

Atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem 241 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Piauí. Com 121 pacientes internados, a taxa de ocupação passou de 50%. Os leitos clínicos (828) estão 28,5% ocupados, enquanto dos 39 leitos de estabilização do estado, dois estão ocupados.

Para ampliar essa capacidade, um hospital de campanha está em construção no Ginásio Verdão, em Teresina. Serão 103 novos leitos, sendo 90 leitos clínicos e 13 leitos de estabilização. A previsão de entrega era para o dia 17 de abril. De acordo com a Sesapi, resta agora apenas a identificação visual interna, e a unidade deve entrar em funcionamento na próxima semana.

Teresina

Na capital, são 166 leitos de UTI destinados para o tratamento da Covid-19. Desses, 107 estão com pacientes, o que representa um taxa de ocupação de 64,46%.  Os leitos clínicos são 406, com ocupação de 187, enquanto dos 102 leitos de estabilização, 41 estão com pacientes.

Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina constrói três hospitais de campanha para ampliar a capacidade do sistema de saúde do município: o Hospital de Campanha Pedro Balzi, no Centro de Treinamento de Badminton, no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Hospital Fraternidade, no Lar da Fraternidade, e o hospital anexo ao HUT. Juntos, eles somam 177 novos leitos, sendo 60 UTIs, 108 de internação e cinco de estabilização.

A FMS anunciou o funcionamento do Hospital de Campanha Pedro Balzi para esta terça-feira (19). Os outros dois hospitais seguem em construção e não têm previsão para o início do funcionamento.

CONTEÚDO: O DIA

Veja Também

Mãe e filha têm alta após tratamento de Covid-19

Uma única saída de casa foi suficiente para que Antônia Rosimeire Moura, 49 anos, fosse ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *