Home / Gente que é Destaque / Há 51 anos, John Lennon lança “Imagine”, canção que ainda hoje embala mundo
EU QUERO

Há 51 anos, John Lennon lança “Imagine”, canção que ainda hoje embala mundo

Há exatos 51 anos, John Lennon e Yoko Ono fazem festivamente o lançamento de Imagine, uma canção do álbum de mesmo nome, escrita pelo célebre casal. Em pouco tempo o single se transformaria no mais vendido da carreira solo de Lennon, e virou um hino para paz, sendo gravado por diversos artistas, entre eles Madonna, Elton John e Stevie Wonder. Até hoje segue embalando os sonhos de paz, harmonia e justiça, especialmente entre os jovens de todo o mundo.

oda a letra da música cria uma imagem de um mundo futuro onde haverá mais igualdade entre todas as pessoas. Nesta canção, John Lennon nos propõe imaginar uma realidade onde não existem os grandes fatores que causam conflitos: religiões, países e dinheiro.

Isso está presente logo na primeira estrofe:

“Imagine que não há paraíso

é fácil se você tentar,

sem inferno abaixo de nós

e acima só o firmamento

Imagine todas as pessoas

vivendo para o hoje.”

Na primeira estrofe, John Lennon fala sobre as religiões, que usam a promessa de um céu e a ameaça de um inferno para manipular as ações das pessoas. A música tocou o coração dos mais variados públicos e ainda hoje, 51 anos depois, é impossível não se emocionar com melodia e letra de enorme significando para um mundo que, a despeito de seus sonhos e desejos, segue permanentemente em conflito.

Traduzida para o português, a letra dessa música sempre lembrada, é esta:

“Imagine que não há paraíso

é fácil se você tentar,

sem inferno abaixo de nós

e acima só o firmamento

Imagine todas as pessoas

vivendo para o hoje

Imagine que não há países

não é difícil de imaginar

nada pelo que matar ou morrer

e nenhum religião também

Imagine todas as pessoas

vivendo a vida em paz

Você poderá dizer que eu sou um sonhador

mas eu não sou o único

Espero que um dia você se una a nós

e o mundo vai ser como um só

Imagine nenhuma posse

eu imagino se você consegue

Sem precisar de ganância ou de fome

Uma Irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas

Dividindo todo o mundo.”

Torna-se mais evidente o contexto histórico da música e a influência do movimento hippie, que vigorou com muita força durante a década de 60.

A crença nos valores de “paz e amor” contrastava com os conflitos que estavam devastando o mundo. Nos Estados Unidos, a contracultura questionou sobretudo a guerra do Vietnã, conflito sangrento contra o qual várias celebridades internacionais protestaram, incluindo Lennon.

Na música, o sujeito sublinha que as nações sempre foram o maior motivo para as guerras. Nesta estrofe, faz o ouvinte imaginar um mundo onde não existem fronteiras, países, limitações.

Sem guerras, sem mortes violentas, sem nações ou crenças que motivassem conflitos, os seremos humanos poderiam dividir o mesmo espaço em harmonia.

Refrão

Você poderá dizer que eu sou um sonhador

mas eu não sou o único

Espero que um dia você se una a nós

e o mundo vai ser como um só

Nesta estrofe, que se tornou a mais famosa da canção, o cantor se dirige àqueles que duvidam do que está dizendo. Embora saiba que é taxado de “sonhador”, um idealista que fantasia com um mundo utópico, ele sabe que não está sozinho.

Existem, em seu redor, muitas outras pessoas que também se atrevem a sonhar com esse novo mundo e a lutar para construí-lo. Assim, convida os “descrentes” a se juntarem também, afirmando que um dia “serão um”.

Tendo como base os laços de respeito e empatia entre os indivíduos, acredita ser possível um mundo de paz como ele descreve. Basta que mais pessoas consigam “imaginar” um mundo assim: a força coletiva é o fator essencial para a mudança.

CONTEUDO: MEIO NORTE

 

Veja Também

Festa de Batizado da pequena Jade

O casal Eduardo e Jardeane Silva reuniu amigos e familiares para comemorar o batizado da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *