Home / Policia / Força Tática devolve à fauna animal ameaçado de extinção

Força Tática devolve à fauna animal ameaçado de extinção

Uma equipe de policiais militares na manhã deste domingo (26), durante patrulhamento nas proximidades das comunidades João Pires e Patos, Zona Rural de Valença, após abordagem, flagraram dois homens de posse de um Tolypeutes tricinctus, conhecido popularmente por tatu-bola, animal típico dos biomas Caatinga, Cerrado e Pantanal e que de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, se encontra na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

O tatu-bola tem a capacidade de curvar completamente sua carapaça sobre o corpo, ficando assim no formato de uma bola, totalmente protegido pela mesma, refletindo em uma estratégia contra predadores – apesar de haver observações de que alguns canídeos conseguem perfurar sua carapaça – porém essa tática o torna presa fácil para caçadores.

Após apreensão, o animal foi devolvido ao seu habitat natural e os supostos infratores responderão por crime ambiental.

Segundo o Comandante, Cap Santos, ações como essa serão cada vez mais rotineiras e adverte as pessoas que evitem tais práticas, uma vez que causam danos à natureza, bem como poderão estar sujeitas às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.

REFERÊNCIAS
BIODIVERSIDADE, Instituto Chico Mendes de Conservação da. Plano de Ação Nacional para Conservação do Tatu-bola. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/…/4808-plano-de-acao-nacional-para…>. Acesso em: 26 jan. 2020.

CONTEÚDO: POLICIA MILITAR

Veja Também

Cerca de 2 mil policiais vão intensificar segurança do Piauí em operação de fim de ano

O Chefe do Departamento Geral de Operações da PM-PI, Coronel Jacks Galvão, destacou que nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *