Home / Destaque / Festa do Divino Espirito Santo movimenta Valença

Festa do Divino Espirito Santo movimenta Valença

Devoção secular marca uma das mais tradicionais festas religiosas de Valença, a festa do Divino Espírito Santo, o evento é preparado com pelo menos um ano de antecedência pelos imperadores que este ano foram escolhidos o colunista social Lindomar Amâncio, e a enfermeira Lucília Marreiros. Com intenção de preservar essa expressão da identidade do povo valenciano e fortalecer o turismo da região, a sociedade católica se reúne em quermesses, celebrações, peregrinação na cidade e no interior, conduzindo a imagem do Divino representado por uma pomba acompanhado de uma bandeira vermelha percorrendo casas, repartições públicas e vilarejos onde cantam e fazem orações e coletam donativos.

A festa do pré-festejo iniciou mês passado e prosseguirá ate o dia 11 de maio quando inicia-se o festejo final que culminara no dia 20, de maio dia de Pentecostes, data marcada pelo desfile do cortejo religioso formado por centenas de pessoas liderados pela Confraria do Divino Espírito Santo que tem como condestável o advogado Dr. José Luís de Paiva Igreja e sua consorte Auxiliadora Veloso Igreja, fundadores da ordem religiosa que dá sustentação a organização. O evento acontece durante 10 dias enchendo as ruas do centro histórico de uma bela decoração nas cores vermelho e branco que se constitui num verdadeiro colírio para os olhos dos moradores e turistas que são atraídos pela tradição e organização da festa que é hoje a maior atração cultural e religiosa da região, em especial pela peculiaridade que a distingue de outras festas, a presença marcante de muitos religiosos de outras cidades que concelebram com o Pe. Klébert Viana, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó Conceição organizador e principal responsável pelo evento. Para a Secretária de Cultura e Turismo, Adreiane Martins, a Festa do Divino Espírito Santo é um valioso patrimônio cultural e como tal precisa ser preservado e por isso garante oferecer todo o apoio no sentido de que tudo transcorra com a organização e beleza dos anos anteriores com suas necessárias modificações.

“A maravilha da festa está justamente na simbologia de cada rito e na tradição, que  eleva o evento a categoria de mais bela e organizado do centro sul piauiense’’, disse a Prefeita Ceiça Dias, que é devota do Divino, sendo inclusive uma  das organizadoras de um dos grupos que representa os dons do Espírito Santo.

A comunidade toda se mobiliza para a festa, passando os ensinamentos para as próximas gerações, anualmente são trabalhados os sete dons e dois frutos do Espirito Santo com suas devidas cores e significados.

Otimista com a organização o Padre Klebert  disse: Vamos trabalhar para preservar, difundir  e engrandecer cada vez mais esse maravilhoso patrimônio do povo de Valença, pois através desta festa temos mais oportunidade de levar a palavra de Deus a um numero maior de pessoas, uma vez que as peregrinações transpõem as fronteiras da região valenciana

Os imperadores Lindomar Amâncio e Lucília Marreiros, se alegram com o desenvolvimento que a festa leva para a cidade, que é reforçado com as instituições governamentais e não governamentais; tais com: Prefeitura, através de suas diversas secretarias, os grupos religiosos e o povo bom de Valença que se desdobram em serviços e orações em prol da festa que este ano ganhou um sentido a mais, de trabalho em função de arrecadar um numero maior de recursos financeiros que é também um dos objetivos da festa, haja visto, que a Igreja Matriz passa por uma grande reforma e todos esses recursos arrecadados serão destinados a obra.

Até o dia 20 de maio, quando encerrará a campanha, Valença é tomada pelo clima das festividades. Alguns pontos foram modificados este ano, como por exemplo, a celebração final, que tradicionalmente acontecia na manha do domingo, este ano acontecerá no final da tarde para o início da noite, tendo como espaço da celebração, a frente da Igreja Matriz, que será transformada em um grande  Palácio Imperial, local onde será  montado um altar para o clero e  para os membros da corte, o Imperador e a Imperatriz terá lugar de destaque; um majestoso dossel imperial, produzido nos mínimos detalhes se constituindo num dos maiores atrativos dos aparatos decorativos.  Toda decoração tradicionalmente fica ao encargo do decorador Lindomar Amâncio e de sua equipe, já o cortejo que percorre a chamada via triunfalis que vai da Igreja de São Benedito ate a Igreja Matriz, é organizado pelo historiador e professor Antônio José, pela professora Amparo Coelho e equipe figuras exponenciais da organização.

Veja Também

Brasil não trata meio ambiente com seriedade, diz promotor

A Associação de Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) promove, entre os dias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *