Home / Cidades em Foco / Cidades arrecadam menos que salários de gestores no PI

Cidades arrecadam menos que salários de gestores no PI

Um levantamento da Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, aponta que 116 cidades do Piauí não conseguem arrecadar o suficiente para arcar sequer com as despesas da máquina pública em relação aos salários de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O estudo mostra que o problema ocorre em 1872 municípios de todo o país. Todos eles possuem menos de 20 mil habitantes. No Piauí, a situação mais grave é de Olho D´Água do Piauí, Novo Santo Antônio, Curral Novo do Piauí e Santa Cruz dos Milagres, onde os impostos coletados pelos municípios não alcançam 1% do total necessário para sustentar a máquina pública municipal.

De acordo com o levantamento, a arrecadação própria dos municípios brasileiros, com menos de 20 mil habitantes, é de 9,7%. Ou seja, 90% dos recursos utilizados para manter a máquina publica em funcionamento vem de transferências federais e estaduais.

No Piauí, 161 municípios possuem menos de 10 mil habitantes. Com uma pequena população e sem infraestrutura, estes municípios praticamente não possuem condições de atrair empresas, industrias, e com isso, ficam dependente de recursos da União como o Fundo de Participação dos Municípios, Fundo de Manutenção da Educação e Valorização do Magistério – Fundeb, além da cota de repasse do ICMS estadual às prefeituras.

A reportagem do jornal O Estado de São Paulo mostra ainda que grande parte destas cidades não cobram, por exemplo, o IPTU, Imposto sobre Patrimônio Territorial Urbano.

O Piauí é o terceiro estado no percentual de municípios incapazes de se manterem com arrecadação própria. O Rio Grande do Sul, com 282 dos 497 municípios (56%) e Minas Gerais, com 475 dos 853 municípios (55%), lideram o ranking.

FONTE: João Magalhães/ O DIA

 

Veja Também

Artistas e Bandas locais são valorizados pelo Prefeito Marcelo Costa no Carnaval 2024.

O Prefeito Marcelo Costa tem investido nos trabalhos dos artistas e bandas locais, contratando nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *