Home / Educação / Cartilha orientará profissionais da segurança na abordagem de público LGBT

Cartilha orientará profissionais da segurança na abordagem de público LGBT

Os profissionais da área da segurança do Distrito Federal receberão orientação na hora de abordar a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros). Na manhã desta terça-feira (4/9), a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP) lançou uma cartilha com informações para bombeiros, policiais civis e militares e agentes de trânsito.
O livro, de 12 páginas, traz informações básicas, como conceito de orientações sexual e identidade de gênero. Além disso, ensina aos profissioanis da segurança como atender travestis, por exemplo, que devem ser tratadas no feminino e chamadas pelo nome social, mesmo que não seja o mesmo que conste no documento de identificação.
Continua depois da publicidade

Para os policiais civis, a cartilha mostra que transexuais e travestis são reconhecidos como mulheres e podem ter os crimes contra elas enquadrados nas leis Maria da Penha e do feminicídio.

Em março deste ano, a Delegacia Especial de Repressão aos crimes de Intolerância (Decrin) registrou, pela primeira vez na capital, o crime de tentativa de feminicídio contra uma mulher trans.
Para o secretário de Segurança, Cristiano Barbosa Sampaio, o produto é um reconhecimento ao direito das minorias. “Essa é uma forma de promover segurança pública com cidadania”, frisou, durante o lançamento da cartilha.
Para a produção do livro, representantes de todas as corporações se reuniram. Além disso, movimentos sociais e a Universidade de Brasília (UnB) também prestaram apoio. Todo material será disponibilizado nas unidades e na intranet das forças de segurança e no site da SSP-DF.

Informe-se

Orientação sexual 
É a forma como a pessoa se sente em relação à afetividade e sexualidade. Os conceitos de bissexualidade, heterossexualidade e homossexualidade são os tipos de orientação sexual.
Lésbicas 
Mulheres que sentem atração física e sentimentos de amor apenas por outras mulheres.
Gays 
Homens que sentem atração física e sentimentos de amor apenas por outros homens.
Bissexuais 
Pessoas que se sentem atraídas afetiva e sexualmente tanto por pessoas de gênero masculino quanto feminino.
Identidade de gênero
Experiência interna e individual do gênero de cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo (que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos ou outros) e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de falar e maneirismos.
 
Travestis 
Pessoas que nasceram com o sexo masculino e que se identificam com o gênero feminino, exercendo seu papel de gênero feminino. Isso quer dizer que a forma de tratamento com travesti é sempre no feminino.
Transexuais 
Continua depois da publicidade

Pessoas que nascem com o sexo biológico diferente do gênero com que se reconhecem. Essas pessoas desejam ser reconhecidas pelo gênero com a qual se identificam, sendo que o que determina se a pessoa é transexual é sua identidade e não qualquer processo cirúrgico. Há tanto homens trans, quanto mulheres transexuais.
Intersexual  
Há também pessoas que nascem com uma combinação destes fatores, e que podem apresentar características de ambos os sexos. Essas pessoas são chamadas de intersexos.
As informações são da própria cartilha.
Fonte: Correio Brasiliense

Veja Também

Prefeitura de Valença realiza palestras nas escolas referente ao mês da Consciência Negra

Em comemoração ao dia 20 de novembro, a Prefeitura de Valença por meio da Secretaria ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *