Seja lá qual for o motivo, parece mais do que claro que a medalha dourada agora trata-se de uma obrigação. Não só pelo fato da equipe jogar em casa, mas pelo papelão que fez na Copa do Mundo e mesmo na Copa América. Em um cenário tão favorável quanto a Cidade Maravilhosa e com mais uma geração boa de bola, tem que ser desta vez.

Além disso, a Fifa já deu mostras de que não é lá muito favorável ao torneio de futebol nos Jogos Olímpicos e o Brasil pode não ter mais tantas chances assim. Os principais jogadores sempre têm dificuldades para conseguir a liberação dos seus clubes. O argentino Tata Martino já deixou bem claro que Lionel Messi não vem.

Além do Brasil, Argentina, Dinamarca, Alemanha, Portugal, Suécia, Fiji, Honduras, México, Argélia, Nigéria, África do Sul, Iraque, Coreia do Sul e Japão estão classificados. Cada equipe pode inscrever 18 atletas, sendo apenas três com mais de 23 anos.

Pelo menos o Brasil não verá Ronaldinho Gaúcho rindo à toa com a medalha de bronze no peito, como fez em Pequim 2008, depois de ter levado incríveis 3 a 0 da Argentina na semifinal.

Fonte: .r7