Home / Cidades em Foco / Entra em vigor decreto que flexibiliza o comércio no município de Valença do Piauí

Entra em vigor decreto que flexibiliza o comércio no município de Valença do Piauí

  1. í

O Comitê de Gestão de Crise contra o coronavírus decidiu, em novo decreto, pela manutenção das normas sanitárias já existentes, seguindo rigorosamente os protocolos da Organização Mundial da Saúde em todos os setores.

Atendendo às reivindicações do comércio local, após diversas reuniões com o setor, inclusive a CDL, e com o Poder Legislativo, o Comitê de Gestão de Crise, optou pela flexibilização da abertura do comércio em forma de rodízio, mas impôs normas rígidas para a proteção da sociedade.

O novo decreto passa a vigorar a partir do dia 1º de maio, mas isso não significa a imediata a reabertura do comércio. Cada estabelecimento deverá apresentar um plano de adequação com base nas novas regras. Caberá à Vigilância Sanitária municipal avaliar o plano de adequação para só depois autorizar a reabertura do estabelecimento comercial que continuará sendo fiscalizado por medida de segurança.

Uma nova campanha de conscientização da população será empreendida e a Polícia Militar e Civil continuarão contribuindo com a fiscalização que deverá ser intensificada.

Durante a reunião do Comitê, a Prefeita Ceiça Dias, fez uma série de ponderações e chamou a atenção de todos para continuar o combate à Covid-19.

“Entendemos que a primeira e maior de nossas preocupações deve ser a preservação da vida. Como Prefeita, devo pensar acima de tudo no cuidado e zelo pela saúde dos nossos munícipes. Contudo, entendo a preocupação dos comerciantes e, principalmente, dos trabalhadores que deles dependem. Por esse motivo, optamos pela reabertura gradual e responsável do comércio, a fim de preservar os empregos e a saúde do nosso povo”, reforçou a Prefeita.

Após a publicação do novo decreto, parte do Comitê de Gestão de Crise se reuniu na tarde de hoje (30/04) com setores do comércio essencial e não essencial.

Estiveram presentes nessa reunião, os vereadores Geanne Vieira (PT) e Lucivaldo Monteiro (SD) representando a Câmara Municipal, a empresária Valdemária Sousa, afiliada da CDL, a Secretária de Meio Ambiente, Aurideia Monteiro, a Presidente do Comitê Gestor de Crise e Secretária Municipal de Saúde, Drª Myhara Caetano, o Secretário de Comunicação, Lindomar Amâncio, a advogada e Procuradora Municipal, Drª Rolândia e o Professor Kássio Gomes. O Comitê tentou, sem sucesso, contato para a reunião com o Presidente da CDL, empresário Indelson Melão.        A Prefeitura Municipal, lançou além do novo decreto, um vídeo sobre os cuidados que devem ser tomados com a reabertura do comércio.  

Veja Também

Corso marcará o início do carnaval de Valença

Neste sábado dia 10 de fevereiro, criatividades, irreverências e muitas alegrias tomaram conta de Valença ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *