Home / Educação / Professores de crianças portadoras de deficiências passam por capacitação

Professores de crianças portadoras de deficiências passam por capacitação

Foi uma semana marcada por palestras, debates, diálogos e oficinas, focados no processo de desenvolvimento da educação especial e inclusiva.

Ao longo de uma semana, os profissionais que cuidam de crianças portadoras de deficiência e crianças com transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação nas escolas da rede municipal de ensino de Valença do Piauí, passaram por uma capacitação oferecida pela equipe pedagógica da SEME.

 

Orientados pela Prof.ª Francisca Puti, artesã e psicopedagoga clínica e institucional, que atua há muito tempo com educação especial e inclusiva, os profissionais tiveram a oportunidade de socializar as dificuldades e buscar soluções práticas no dia a dia para atender de maneira eficaz as todas as crianças matriculadas nas escolas municipais.

 

O Secretário de Educação, Prof. Kássio Gomes, ressaltou a importância da ação: “desde que assumimos a Secretaria de Educação em Valença, sabíamos do desafio em superar obstáculos. Incialmente os financeiros, realizando um choque de gestão com a intenção de atender ao princípio da economicidade, e ao mesmo tempo atender de maneira eficiente a um público que merece atenção especial, possibilitando a eles maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem”.

 

Durante a semana de capacitação os cuidadores trocaram experiências exitosas, e ressaltaram os desafios em manter a qualidade dos serviços em meio às adversidades. Na grade do projeto estavam oficinas para criação e materiais lúdicos, capazes de chamar a atenção e despertar o interesse das crianças e jovens portadores de deficiência e com transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

 

Cada professor-cuidador pôs em prática além do aprendizado teórico as suas habilidades manuais, criando mecanismos de aprendizagem pautados, sobretudo, na reciclagem de materiais como garrafas pets, papelões, papeis, tnts, barbantes, entre outros que se transformaram em brinquedos educativos, e ressaltando, principalmente, o cuidado com o meio ambiente.

 

No decorrer da semana foi anunciado pela Coordenação Pedagógica da SEME de Valença do Piauí, liderada pela Prof.ª Claudiana e pelo Prof. Flávio, a implantação de um centro de referência para atendimento especializado para o público-alvo da educação especial, já que o processo de educação inclusiva vem sendo realizado com atenção redobrada nas escolas da zona urbana e rural. “A implantação do Centro de Referência vem sendo discutida desde o ano de 2017, quando assumimos a pasta da educação em nosso município, mas foi agora, em 2018, que unimos o desejo à experiência e ideia da Dona Francisca Puti para dar vida ao projeto” ressaltou Kássio Gomes.

 

Prefeita Ceiça Dias referendou o projeto e se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso: “temos certeza de que esse Centro trará melhorias significativas para educação especial em nosso município e o projeto tem o meu total apoio, pois já começa dando mostras de responsabilidade ambiental, principalmente no cuidado em criar e produzir brinquedos educativos a partir de materiais recicláveis” finalizou.

 

FONTE: SECOM/EDUCAÇÃO

Veja Também

Prefeitura de Valença realiza palestras nas escolas referente ao mês da Consciência Negra

Em comemoração ao dia 20 de novembro, a Prefeitura de Valença por meio da Secretaria ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *