Home / Cidades em Foco / Visita às Reservas Arqueológicas e Culturais do Sitio Arqueológico do Buritizal

Visita às Reservas Arqueológicas e Culturais do Sitio Arqueológico do Buritizal

Uma equipe da prefeitura esteve visitando o Sitio Arqueológico de Buritizal para fazer o georeferenciamentos das reservas Arqueológicas e culturais existentes na região.
O primeiro local visitado foi no Sitio Arqueológico de Buritizal, o sitio de Dona Pedrina, localizado no grupo Pintadas I. as pinturas e inscrições rupestres do grupo pintadas II, onde estão as machadinhas, o rendado, e zoomorfos bem acentuados retratando a cotidianidade da vida pré-histórica na localidade numa datação entre 7 a 12 mil anos atrás. a formação geológica codinome Pedra da Tartaruga e o maior painel de arte e inscrição parietal do Sitio Arqueológico Buritizal, onde se destaca a pintura (homem da chuva) e gravuras de antropomorfos já com distinção de sexo, além de pinturas geométricas de forma circular, quadriculas e triangulares além de pontilhismos e linhas horizontais e verticais. Outro local visitado foi à caverna do Assafraz, o Poço Encantado e a Pedra da Alice.
De lá o grupo seguiu para o Morro do Pereira, onde se encontra a caverna das ovelhas com predominância de pintura de lagartos e pinturas vermelhas no estilo corrente. De lá o grupo seguiu para uma das nascentes do riacho Buritizal conhecido por Poço do Cágado. O grupo visitou também, no Pai Pedro as formações geológicas do Morro Redondo, bem como as formações rochosas da Pedra do Papagaio, Dedo de Deus e Pedra do vigilante. Neste mesmo local conhecido também por Saco do Pai Pedro, existe um sitio de arte rupestre chamado caverna do Cururu, com pinturas vermelhas bem definidas e maiores. De lá o grupo seguiu para Comunidade Isidoria para visitar as formações rochosas e o curso d’água do Roncador, na localidade Sossego dentro do complexo hídrico do Brejo Isidoria, as nascentes do riacho Carnaibinha no mesmo complexo e uma nascente no local mimoso. De o grupo seguiu para o almoço onde degustou iguarias da comida típica da comunidade Isidoria.

Participaram; Historiador e Professor Antônio José Mambenga, Secretária Municipal de Obras Regina Mstheus, Coordenador de Serviços urbanos e rurais Francisco das Chagas, Dr Reginaldo (Gina), Alex da Sec. De Agricultura, Paulim (motorista) da Sec de Obras, Adamo lima e um maquinistas de transportes pesados

Texto e Fotos: Historiador e Professor Antônio José Mambenga.

Veja Também

Artistas e Bandas locais são valorizados pelo Prefeito Marcelo Costa no Carnaval 2024.

O Prefeito Marcelo Costa tem investido nos trabalhos dos artistas e bandas locais, contratando nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *