Home / Cidades em Foco / Historiador Antônio José Mambenga fala do inicio das festividades junias em em Valença

Historiador Antônio José Mambenga fala do inicio das festividades junias em em Valença

Em 1958, ocorreu na Rua do Maranhão a primeira apresentação de uma quadrilha junina em Valença do Piauí, com passos marcados e coreografados, por ocasião de uma festejo de São Benedito. Para ensaiar os passos coreografados veio um senhor da cidade de Picos-PI, o sanfoneiro, foi o senhor José Filho, vindo da Lagoa do Sítio, neste período, pertencente ao município de Valença.

 

Os noivos foram Eustasio e Etevalda Oliveira. Os dançarinos: Mestrim e Teresinha, Jesus do Miné, Maria Joana, Mestre Dezinho, Nazareth e Monteiro, e tantos outros jovens da cidade. A quadrilha junina coreografada foi o divisor entre as manifestações culturais da época e o novo modelo advindo de outras regiões.

 

As escolas, também realizaram suas quadrilhas juninas, principalmente o Cônego Acelino sob a organização da Professora Maria dos Prazeres, pós os meados da década de 1960 o grupo junino saia em passeata, pelas ruas da cidade. As crianças montadas em jumentos e outras caminhando.

 

Por volta de 1984, a cidade já contava com vários grupos de quadrilhas juninas individualizados e sem um nome que os identificassem o grupo era conhecido pelo o nome dos organizadores da festa. Observando isso a professora Naildes Lima Verde, convidou o Professor José Dantas, para organizarem um Festival de quadrilhas juninas, para escolher os melhores grupos da cidade. O local foi a quadra do Colégio Santo Antônio. Nos anos seguintes novos grupos se formavam objetivando participar do festival.

Em 1989, foi organizado o Primeiro Festival de Quadrilhas Juninas de Valença do Piauí, pela prefeitura municipal. Neste período o gestor era o Dr. Francisco de Assis Alcântara e a secretaria de educação e cultura era a Professora Ineide Lima Verde.

Para organizar o primeiro festival de quadrilhas juninas, na praça do mercado público o Xerém, a Professora Ineide, convidou para lhe assessora, a Professora Nereide Fernandes e o Professor Antônio José Mambenga. E no dia 28 de junho de 1989, as 20:00 horas foi iniciada a festa com um grande público presente. Participaram os grupos: Quadrilha Joaquim Manoel, Quadrilha Bela Flor, Quadrilha Maravilha, Quadrilha Matutos da Noite, Quadrilha Renascer e da zona rural: Quadrilha do Fumal e da Isidoria. A primeira campeã do festival foi a Quadrilha Bela Flor.

 

Texto: Historiador e Professor Antônio José Mambenga.

Foto: ASSECOM

Veja Também

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *