Home / Política / Temer: maioria dos deputados do PI deve votar pelo arquivamento de denúncia

Temer: maioria dos deputados do PI deve votar pelo arquivamento de denúncia

O plenário da Câmara Federal vota amanhã (25) a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) e contra os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). A oposição precisa do apoio de 342 deputados contrários ao relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a processar Temer e os ministros. Pelo menos três parlamentares piauienses devem votar para que o STF abra a investigação.

A bancada de deputados piauienses deve livrar, novamente, o presidente das acusações. O deputado Júlio César (PSD), por exemplo, disse ao O DIA que vai seguir a orientação do partido. A sigla se reúne hoje (24) para definir o posicionamento dos parlamentares na votação. “O PSD é aliado da base e eu vou acompanhar orientação do partido”, resumiu.

Marcelo Castro (PMDB), que não participou da votação da primeira denúncia, disse que só vai decidir o voto na hora. Segundo ele, as acusações são “perseguições desnecessárias”. “Ainda estou analisando, vendo em profundidade essa denúncia. Mas ela chega grandemente enfraquecida. Fatiaram a denúncia para criar um clima, um trauma, mas quem sai prejudicado é o país”, declarou.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

O deputado Paes Landim (PTB) também garantiu que vai votar contra o prosseguimento do processo. “Não vamos julgá-lo, nem condená-lo. Vamos pedir a suspensão para, quando ele deixar o governo, ele ser julgado. Não é conveniente acontecer isso agora porque já temos eleições no próximo ano”, justificou.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Já Assis Carvalho (PT) afirmou que está trabalhan do para conseguir os votos necessários para autorizar o processo. “Tem uma materialidade de crime vasta. Espero que a exemplo do meu voto possamos imediatamente afastar esse presidente que faz tanto mal. Ninguém é abestado. Os processos dizem o grau de roubalheira que há nesse país. Se alguém achar que isso ainda é pouco, é querer ter ladrão de estimação no seu quintal”, enfatizou.

Se manterem o mesmo posicionamento da votação da primeira denúncia, que ocorreu em agosto, apenas Rodrigo Martins (PSB) e Silas Freire (Podemos) devem seguir o voto de Assis Carvalho. Enquanto que Átila Lira (PSB), Heráclito Fortes (PSB), Iracema Portela (PP) e Mainha (PP) votam a favor de Temer.

Desta vez, o secretário Fábio Abreu (PTB), que deixou temporariamente a Secretaria de Segurança para retornar a Brasília, deve seguir o voto a oposição, assim como o suplente Sila Freire. Rejane Dias (PT) que também se afastou temporariamente da Secretaria de Educação já retornou da Câmara Federal e não deve votar.

Por: Ithyara Borges – Jornal O Dia

Veja Também

Lula tenta avançar em acordo entre Mercosul e União Europeia

O andamento das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *