A secretária de Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, anunciou um conjunto de medidas que serão adotadas para atender agricultores familiares durante o período de chuvas previsto para se intensificar a partir do início de dezembro. As ações foram detalhadas na manhã desta segunda-feira (24), quando a gestora apresentou o planejamento para o início do ciclo agrícola.
Durante a entrevista, Rejane Tavares destacou que o apoio começará com a entrega de insumos essenciais. “Já começamos, na verdade, o suporte aos agricultores nesse momento, principalmente no sul do estado, que já começou a chover, então nós já começamos o processo de distribuição de sementes, de milho e de feijão”, afirmou.
A secretária também afirmou que a pasta concluiu a instalação de mil cisternas e trabalha para que elas cheguem às famílias prontas para uso. “Estamos também agora, esse mês de novembro, começando a entregar mil cisternas que já foram concluídas e que já podem ser utilizadas pelos agricultores. Estamos inclusive articulando com a Água do Piauí para que essas cisternas sejam entregues já com água”.
Para janeiro, está prevista a distribuição de mudas de caju, medida direcionada aos agricultores que perderam parte de seus plantios e devem reiniciar a produção com a chegada das chuvas.
A gestora reforçou que permanece aberto o edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê 6 milhões de reais em contratos com agricultores familiares, com posterior distribuição dos alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Entre as estruturas previstas pelo PSI estão passagens molhadas, pequenos sistemas de abastecimento de água, biodigestores e tecnologias de reuso. Conforme a secretária, o período das chuvas é considerado ideal para que essas obras estejam concluídas e possam ampliar a capacidade de armazenamento hídrico das famílias rurais. CONTEUDO: CIDADE VERDE
Tribuna de Valença Portal de Notícias de Valença do Piauí