Home / Destaque / Piauí desativou quase 300 leitos pediátricos nos últimos seis anos

Piauí desativou quase 300 leitos pediátricos nos últimos seis anos

Entre 2010 e 2016, o Piauí desativou 277 leitos pediátricos em hospitais de todo o estado. Segundo dados coletados pelo Ministério da Saúde e divulgados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o número de leitos destinados a crianças que precisam permanecer em um hospital por mais de 24h diminuiu de 1.536 para 1.259, representando uma redução de 17%.

Os hospitais da rede pública possuem o maior número de leitos infantis e, consequentemente, apresentaram uma queda mais expressiva na quantidade de leitos de internação infantil. Somente no Sistema Único de Saúde (SUS), o número de leitos reduziu de 1.379 para 1.125. Já nos hospitais particulares do estado, o número diminuiu de 157 para 134.

Em Teresina, os leitos de internação em pediatria clínica reduziram em 19%, caindo de 380 para 306. Destes, 69 leitos foram reduzidos na rede pública de saúde e cinco na rede privada. As informações foram apuradas junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde.

Brasil

No Brasil, 40% dos municípios não possuem nenhum leito de internação destinados para a pediatria. Em seis anos, mais de 10 mil leitos de internação em pediatria clínica foram desativados na rede pública de saúde. No fim de 2010, o país dispunha de 48,3 mil deles para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS). Em novembro do ano passado (último dado disponível), no entanto, o número baixou para 38,2 mil – uma queda de aproximadamente cinco leitos por dia.

Das 5.570 cidades do Brasil, 2.169 não possuem nenhum leito. Entre as que possuem pelo menos uma unidade de terapia intensiva infantil, um terço tem menos de cinco leitos em todo o território municipal e 66 deles contam com apenas um leito. A título de dimensionamento, vale citar que só a cidade de São Paulo (SP) tem leitos em quantidade equivalente a oferecida atualmente em mais de 780 municípios de pequeno porte.

Estados e Capitais

Em números absolutos, os estados das regiões Nordeste e Sudeste foram os que mais sofreram redução no período: 4.032 e 3.060 leitos a menos, respectivamente. Em escala, surgem as regiões Sul (-1.873 leitos), Centro-Oeste (-689) e Norte (-428).

Rede Privada

Quem utiliza plano de saúde ou procura atendimento em unidades privadas também percebeu a redução de 1.036 leitos no mesmo período. Ao todo, 20 estados perderam leitos pediátricos na rede “não SUS”.

Contraponto

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou em nota que a redução de leitos divulgada pelo Ministério da Saúde se deu por conta de uma atualização cadastral dos hospitais do interior do estado. O órgão destacou ainda que no município de Teresina, o Hospital Infantil Lucídio Portella é o único hospital sob administração do Governo do Estado e que nesta unidade não foi constatada a redução de leitos.

Procurada pela reportagem do Portal O Dia, a assessoria de Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a gestora do SUS estava em uma reunião e não pode falar com a equipe de reportagem até o fechamento desta matéria.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral/ O DIA


Veja Também

Sisu: 97% das vagas são preenchidas em chamada regular

Aedição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *