Home / Notícias / Governo do Estado tenta amenizar os impactos da PEC 55 no Piauí

Governo do Estado tenta amenizar os impactos da PEC 55 no Piauí

Com a criação de uma PEC estadual, o objetivo é organizar a economia do estado, aumentando os investimentos e limitando as despesas.

A Assembléia Legislativa do Piauí recebeu do Governo do Estado uma Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um novo regime fiscal. Com o objetivo de evitar que o Piauí se prejudique com a crise financeira que atinge os estados brasileiros, a medida deve ser analisada em assembléia pelos deputados.

O Congresso Nacional aprovou recentemente a PEC 55 que congela os gastos públicos por 20 anos. Indo na contramão, o PEC do Piauí não deve congelar investimentos, nem prejudicar servidores e se aprovada, vai vigorar por dez exercícios financeiros, com correção a cada cinco anos. Todos os estados do país estão adotando medidas semelhantes após a vitória dos 27 governadores em Brasília, que não aceitaram a imposição da União de um pacote fixo para todas as unidades da federal, em troca da liberação de recursos da repatriação.

A finalidade da PEC do governo estadual é organizar estrategicamente a economia do estado, aumentar os investimentos e limitar as despesas. A União já acumula uma retração superior a 8% no Produto Interno Bruto (PIB). Para o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles existe algumas ressalvas na PEC estadual.

– Há duas ressalvas muito importantes que, na nossa PEC estadual, fizemos questão de corrigir: os investimentos não estão no limitador. É muito importante que isso seja colocado para a população, ou seja, novas escolas, novos hospitais, estão fora do limite de gastos. Explica o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.

Outro ponto importante é o que o limite das despesas vai levar em conta o maior valor entre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a Receita Corrente Líquida. Ambos do ano anterior. Segundo Fonteles, o ajuste proposto no Piauí é mais apropriado do que o nacional e sem nenhum risco para os servidores.

O Piauí já vem adotando medidas com ações relacionadas ao ajuste fiscal que, mesmo com arrecadação equilibrada, sofre com a continuidade na queda das transferências constitucionais, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE). A proposta do novo regime fiscal segue em tramitação na Assembleia Legislativa para avaliação dos deputados através das comissões técnicas.

Com informações da CCom

Veja Também

Tudo pronto XXXIV Festival Cultural Junino “Arraiá do Gorgulho”

As manifestações culturais Valenciana são expressas através de gestos e atos que representam a identidade ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *