Home / Notícias / Inmet emite alerta de chuvas intensas em 196 municípios

Inmet emite alerta de chuvas intensas em 196 municípios

Cinco cidades do Piauí registraram os maiores volumes de chuva nas últimas 24h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de mais chuva para 196 municípios nesta segunda-feira (6) até a manhã de terça-feira (7), ficando de fora apenas o extremo Norte do estado.

Segundo o instituto, até as 8h desta segunda-feira, cinco cidades do Piauí registraram mais de 40 mm de precipitação. Em primeiro lugar apareceu Floriano com 75,8 mm.

.

O climatologista Werton Costa afirmou que as chuvas estão ocorrendo devido a uma frente fria que está passando de forma temporária pelo estado, e que por isso choveu o previsto para dois meses em alguns municípios.

“Nós temos condições atmosféricas regidas por sistema frontal. A gente entende por sistema frontal um sistema episódico. É uma frente fria. Então, quando ela passa, ela faz o transporte de umidade do Atlântico Sul para o interior do Nordeste. Essa umidade em contato com o nosso calor é que forma as nuvens de temporal. Muito bem-vindas, por sinal. Muita chuva. Chuva boa no sertão que estava precisando. É a chuva do mês. Aliás, é a chuva de dois meses, pois ultrapassou todas as metas de novembro. Já alcançando o próximo da meta de dezembro, pela quantidade de chuva que caiu em alguns municípios, principalmente Canto do Buriti”, destacou.

Previsão do tempo para hoje

Para hoje, o Inmet informou que o Piauí tem 196 municípios com alerta amarelo e laranja para chuvas intensas. São 104 cidades em alerta laranja e 92 em alerta amarelo até às 10h de terça-feira (7), quando será emitido um novo boletim.

Os municípios que estão em alerta laranja estão localizados no Sudoeste, Centro-Norte e Sudeste Piauiense, com previsão de chuva entre 30 a 100 mm/dia, e ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Inmet

Já os que estão em alerta amarelo a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm a 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Apesar da previsão de chuva em alguns municípios, as temperaturas em algumas cidades devem chegar a 38° C.

Veja a temperatura máxima prevista em algumas cidades:

  • Teresina com máxima de 38° C
  • Parnaíba com 37 °C
  • Campo Maior com 38 ° C
  • Uruçuí com 27° C
  • Corrente com máxima de 30° C
  • Picos com 36° C
  • Floriano com 31° C
  • São João do Piauí com 33° C
  • São Raimundo Nonato com 32° C

 

CONTEUDO: CIDADE VERDE

Veja Também

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a parcela de abril do Bolsa Família ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *