O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, informou que o estado deve inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026. Entre elas está a nova Cadeia Pública de Altos, que será a maior já construída no Piauí, com 1.193 vagas.
“Nós vamos inaugurar no próximo ano a nova CPA em Altos, com 1.193 vagas, a maior já construída no estado do Piauí; duas CDPs, cadeias de presos provisórios, uma em Altos e outra em Picos, e uma penitenciária feminina de Picos. São quatro unidades novas. Vamos inaugurar três até março e a maior, certamente até dezembro de 2026”, pontuou em entrevista nesta segunda-feira (1º).
Carlos Augusto afirmou ainda que o estado segue com obras de ampliação e recuperação das unidades já existentes.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
“Inauguramos em Buriti, estamos reconstruindo todas as unidades, aumentando o número de vagas dentro do próprio espaço físico já existente. Temos melhorado bastante as nossas unidades, pavimentado, a grande maioria com mão de obra do interno. Nós temos hoje 19 fábricas de blocos de concreto e eles mesmos fabricam os blocos, implantam, e eu tenho um projeto para fazer o complexo carcerário de Altos; vamos murar lá”, destacou.
Formação de novos policiais penais
Ainda nesta segunda-feira (1º), teve início, às 8h, o Curso de Formação da Polícia Penal do Piauí, que reúne 214 novos alunos aprovados na segunda chamada do concurso da categoria. A aula inaugural aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).
A previsão é que o curso seja concluído em abril de 2026, com nomeação imediata dos aprovados, segundo o secretário de Justiça, Carlos Augusto.
“Desde que assumimos a Sejus, nós temos uma agenda programada pelo governador Rafael Fonteles de fazer a reconstrução do sistema carcerário. Hoje iniciamos a turma com 214 novos penais, com previsão de término para abril de 2026 e, certamente, a nomeação deles de forma imediata”, finalizou. Fonte: Cidade Verde
Tribuna de Valença Portal de Notícias de Valença do Piauí