Home / Cidades em Foco / Colégio São Lucas de Picos faz visita ao Sitio Arqueolóco do Buritizal

Colégio São Lucas de Picos faz visita ao Sitio Arqueolóco do Buritizal

A cidade de Valença do Piauí, localizada a 210km da capital Teresina, guarda no seu patrimônio Histórico cultural, um acervo bastante eclético dentro da Arte Parietal, o que denota a presença  humana há bastante tempo nesta região.

Os vestígios arqueológicos deixados pelo homem primitivo, encontram-se em várias partes do município o que tem atraído  pesquisadores bem como visitação de escolas de várias cidades do nosso estado.

Os sítios mais visitados, estão localizados na comunidade Buritizal das Pintadas, especificamente os que fazem parte do grupo Pintadas I – II e III, nestes sítios além de pinturas existem também inscrições rupestres bastantes acentuadas. Quanto a datações, segundo alguns arqueólogos que passaram por lá apontam que a maioria fazem parte da tradição agreste, algumas do grupo grafismo puro, no caso das machadinhas, feitas a cerca  de 7 a 12 mil anos.

As inscrições do sitio de Dona Pedrina, das Machadinhas e do Homem da chuva,  chamam atenção dos pesquisadores e visitantes pelo tamanho e pela definição do sexo.

No  Morro do Pereira, na furna das ovelhas, existem várias pinturas na cor vermelha enquanto na Pedra da Curva,  no   Saco do Pai Pedro, na furna do Cururu, existem  paineis bastante interessantes.

A comunidade Buritizal, possui  outros atrativos que também merecem destaque como: O Arco da Igreja,( onde existe uma lenda que é conduzida por o canto de um galo),  a furna do Profano,  a pedra do Papagaio, a Pedra do Dedo de Deus, A Pedra do Vigilante. O Poço Encantado, a Pedra do vaqueiro, e a Caverna do Assafraz.

O Painel do Homem da chuva, as pinturas e inscrições são bastante interessantes, uma vez que se apresentam em forma de círculo e em quadrículas, sem contar com inscrições com definições tanto do sexo masculino como do sexo feminino. Outro atrativo é a Pedra da Tartaruga, com uma pintura na parte interna. E pelas evidencias, funcionava como “camocim” no período pré-histórico.

Tudo isso tem despertado interesse nos pesquisadores e visitantes. Várias escolas, tanto da cidade como de outras cidades da circunvizinhança, e de Teresina, realizam aula passeio na comunidade para aprenderem, se deleitarem com o aspecto paisagístico e apreciarem tanto a beleza natural através da paisagem formada pela palmeira buriti e outras árvores típicas da região,  como as formações geológicas que se formaram ao longo do tempo, uma vez que a região valenciana, dentro do relevo piauiense, está incrustada no grupo das cuestas do centro.

Dentre as escolas visitantes, podemos destacar, o Colégio São Lucas da cidade de Picos Piauí, que há bastante tempo realiza aula de campo no Sitio Arqueológico de Buritizal, conduzidos por   Professores de História, Filosofia, Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física, e a presença da Diretora e Proprietária da Escola,  Profª Ana Maria, que se baseia no seguinte pensamento:  O professor, como agente de memória educativa, leva os alunos a descobrir o sentido das coisas consideradas pontualmente importantes no presente e suas variações em outras épocas, a estabelecer relações entre tudo o que veio antes e o que virá (em termos de construções científicas e sociais), a identificar processos e descobertas que colocam esses saberes e práticas em permanente discussão e ajuda seus alunos, conhecer as origens, identidades e memória social.(KENSKI: 2002 – p 99). E que  “ A identidade de uma escola não é outorgada de fora e nem se faz no abstrato, mas construída pela ação das pessoas que ali vivem.(PENIN: 2002 – P 40) Somos gratos pela visita e que o Colégio São Lucas da cidade de Picos Piauí, continue sempre ativo e  na vanguarda de conhecimento em prol da transformação de utopia em realidade através do empenho do grupo gestor, do corpo docente e discente da escola.

Por: Historiador e Professor Antonio José Mambenga

Veja Também

Corso marcará o início do carnaval de Valença

Neste sábado dia 10 de fevereiro, criatividades, irreverências e muitas alegrias tomaram conta de Valença ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *