Home / Destaque / Caminhada em Valença marca a luta contra o câncer de mama

Caminhada em Valença marca a luta contra o câncer de mama

No mês que marca a luta contra o câncer de mama, aconteceu na manhã dessa sexta-feira (21) uma grande caminhada pelas as principais ruas de Valença  com  panfletagens  e orientações sobre o OUTUBRO ROSA, que refere se a saúde da mulher, em prevenção ao Câncer de mama, alertando a população, e em especial as mulheres.

Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

O evento foi organizado pelo o Posto de Saúde Centro, em nome da enfermeira Maria de Fátima Coelho, ACS do Centro, ACS de outras equipes, Funcionários do Posto Saúde, Equipe de Coordenação, e alunos do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, das cidades Valença, Pimenteiras, Novo Oriente, Aroazes, Ipiranga e Inhuma. Com o apoio da Secretaria Municipal de Valença do Piauí, em nome da Secretária Municipal de Saude, Ielva Melão.

0001 001 01 1 002 02 2 3 004 04 005 05 006 6 007 07 7 008 8 09 9

 

Fotos:SMS

Veja Também

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *