Com uma expectativa de cerca de 100 mil turistas nos quatro municípios do litoral do Piauí, a Secretaria de Segurança do Piauí reforçou o policiamento. Nesta sexta-feira (13), 350 militares enviados de Teresina chegaram a Parnaíba e a Polícia Civil também tem adotado outras estratégias para coibir furtos e roubos nos eventos carnavalescos, entre elas, policiais à paisana e fantasiados circulando entre o público.
Segundo o coronel Erisvaldo Viana, cerca de 500 policiais militares atuarão no reforço da segurança durante o período festivo. Desse total, 350 passaram por pré-seleção para atuar no litoral.
“A operação contará com diversas modalidades de policiamento, como Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), RONE, ROCAM, BPTRAN e o Policiamento Ostensivo Geral (POG). O efetivo será distribuído nos principais pontos de eventos em Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, Praia da Pedra do Sal e Lagoa do Portinho’, informou.
A estimativa é de que entre 90 mil e 100 mil turistas visitem o litoral piauiense durante o Carnaval, vindos do próprio estado e de outras regiões do país.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, destacou que a expectativa é garantir um Carnaval tranquilo.
“É uma festa grande que cresce a cada ano. Estamos ampliando a infraestrutura para receber turistas, e todas as forças de segurança estão integradas para assegurar um evento sem mortes, assaltos ou roubos”, afirmou.
Desde 2023, a Polícia Civil atua de forma disfarçada em grandes eventos populares, com foco na identificação e prisão de criminosos especializados, especialmente em furtos de celulares.
Neste ano, além das equipes à paisana, policiais estarão caracterizados com fantasias inspiradas em personagens de desenhos animados e séries conhecidas, estratégia que facilita a aproximação com o público sem levantar suspeitas.
Outro diferencial da operação é o uso do aplicativo Lupa, ferramenta que permite a identificação em tempo real de celulares com registro de furto ou roubo. A tecnologia já contribuiu para uma redução de cerca de 70% nos furtos registrados em eventos monitorados.
Integração com a segurança nacional
Durante a solenidade, o secretário também comentou sobre a atuação do ex-secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, que atualmente ocupa o cargo de secretário nacional de Segurança Pública, na Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça.
Segundo Antônio Luiz, a presença de um piauiense no comando da Secretaria pode fortalecer o diálogo institucional e facilitar o acesso a recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
“A função dele é coordenar a segurança no país, mas essa proximidade pode contribuir para ampliar investimentos e fortalecer ainda mais as ações no Piauí”, concluiu.
FONTE: CIDADE VERDE
Tribuna de Valença Portal de Notícias de Valença do Piauí