O Ministério da Saúde divulgou uma lista parcial dos municípios que já receberam médicos, para substituição dos cubanos no novo edital do Programa Mais Médicos lançado recentemente, após o Governo de Cuba anunciar sua saída do serviço. Das 100 cidades piauienses apta a receber 193 novos profissionais da saúde, apenas Monsenhor Gil conseguiu preencher a única vaga disponível para a localidade.
Segundo dados do Sistema Integrado de Informação Mais Médicos (SIMM), dois médicos atuavam Em Monsenhor Gil, mas não especifica suas nacionalidades. Já o novo edital previa três postos de trabalho na cidade, ou seja, duas vagas ainda estão em aberto para o município.
De acordo com informações da Comissão Coordenadora do Mais Médicos no Piauí, 202 médicos cubanos deixaram seus postos de trabalho em todo o Estado, correspondendo a 61,7% de da totalidade dos 327 profissionais ativos, habilitados para atuar em 134 municípios. Além destes dados, outras 34 vagas para atuação no programa estavam em aberto para brasileiros interessados em prestar serviço em localidades piauienses.
Os dados mostram que a quantidade de vagas ofertadas no novo edital lançado pelo Ministério da Saúde não abarca a demanda de médicos cubanos que atuavam no Estado antes do imbróglio entre o governo brasileiro e o da ilha caribenha.
Até o momento, já são 224 profissionais de saúde efetivados e em atividade em todo país. O governo não informou se todos os médicos substitutos são brasileiros, mas o Ministério da Saúde confirma que todos estão devidamente registrados em seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina ou foram submetidos ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos (Revalida).
Ao todo, o Governo Federal pretende preencher 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas brasileiras, que antes eram atendidas por médicos cubanos.
Edição: Viviane Menegazzo
Por: Breno Cavalcante
Fonte: O DIA
Tribuna de Valença Portal de Notícias de Valença do Piauí