Home / Destaque / Piauí deve receber novos recursos para preservar a Caatinga e ampliar ações ambientais, diz secretário

Piauí deve receber novos recursos para preservar a Caatinga e ampliar ações ambientais, diz secretário

A COP 30, encerrada há duas semanas, garantiu novos financiamentos nacionais e internacionais para a preservação de biomas brasileiros, incluindo a Caatinga, onde o Piauí está inserido. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Feliphe Araújo, afirmou nesta segunda-feira (1º), em entrevista ao Sistema O Dia, que os recursos permitirão expandir programas voltados à proteção das florestas piauienses. O governador Rafael Fonteles, que preside o Consórcio Nordeste, articulou a liberação dos financiamentos de R$ 100 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco do Nordeste (BNB), e há expectativa de que novos aportes internacionais também sejam destinados ao estado. “Há um caminho neste sentido, geralmente os investidores são estrangeiros que querem proteger cada vez mais a floresta, como a Caatinga, como também recursos nacionais, vindo das instituições financeiras como o BNDES e o BNB”, disse. Segundo o secretário, os fundos ambientais captam recursos de fontes públicas e privadas, que serão aplicados por meio de projetos e editais. Os valores dependerão da dimensão e da natureza das propostas apresentadas por cada entidade.

Feliphe Araújo explicou ainda que o Governo Federal estimula, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a manutenção e recuperação dos ecossistemas, garantindo remuneração a comunidades que ajudam a proteger as florestas.

“Uma determinada comunidade vai comprovar que está protegendo a floresta e ela vai receber um valor por aquilo, e o edital determina se vai ser pago por hectare ou por tipo de bioma, criando regras para que ele possa receber e estar protegendo a floresta”, disse.

Piauí deve receber novos recursos para preservar a Caatinga e ampliar ações ambientais, diz secretário – (Divulgação / Semarh)Divulgação / Semarh
Piauí deve receber novos recursos para preservar a Caatinga e ampliar ações ambientais, diz secretário
O secretário destacou que o Governo do Piauí vem ampliando as ações de proteção do bioma com projetos educativos e de prevenção a incêndios, como o Jovem Ambiental, que incentiva a conscientização nas comunidades.

“Eles recebem bolsas mensais que variam dependendo do município. Durante o final de semana, vão visitar as comunidades, fazer palestras sobre a importância de proteger a fauna, as florestas e evitar queimadas. É um dado interessante que tem prejudicado muito o Piauí, a questão dos incêndios, que a gente melhorou esse ano capacitando as brigadas”, afirmou.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet. Fonte: o dia piaui

Veja Também

Missa pelos 100 anos do finado Terto, considerado Santo Valenciano

Acontecerá nesta sexta feira dia 28 de novembro as 19h, a Missa pelos 100 anos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *