A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, na manhã desta sexta-feira (17), uma Assembleia Geral Extraordinária para a escolha da nova diretoria da entidade municipalista para o biênio 2025/2026. A Assembleia foi presidida pelo então presidente da APPM, Toninho, e contou com a expressiva participação de prefeitos eleitos e reeleitos das diversas regiões do estado.
O prefeito do município de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, foi eleito como novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), após consenso entre os prefeitos que pretendiam concorrer à presidência da instituição. A eleição teve chapa única, sendo a nova diretoria eleita por aclamação por todos os gestores presentes na Assembleia.
A chapa eleita, denominada de “APPM Forte e Atuante”, é composta por 34 prefeitos que, a partir do dia 03 de fevereiro, terão participação no Conselho Diretor, Conselho Fiscal, Conselho da Mulher Municipalista e também como membros dos Territórios de Desenvolvimento.

Os Conselhos da chapa que comandará a Casa Municipalista no biênio 2025/2026 têm a seguinte composição:
CONSELHO DIRETOR
| CARGO | NOME | MUNICÍPIO |
| PRESIDENTE | Admaelton Bezerra Sousa | São José do Piauí |
| 1º VICE-PRESIDENTE | Pompílio Evaristo Cardoso Filho | São Miguel do Tapuio |
| 2º VICE-PRESIDENTE | Luís Gonzaga de Carvalho Júnior | Demerval Lobão |
| 3º VICE-PRESIDENTE | Luiz Guilherme Maia de Sousa | Wall Ferraz |
| SECRETÁRIO-GERAL | Wilton Coutinho Silva | Massapê do Piauí |
| 1º SECRETÁRIO | Karyne Aragão Cansanção | Cocal de Telha |
| 2º SECRETÁRIO | Osvaldo Mamédio da Costa | Paulistana |
| TESOUREIRO-GERAL | Manoel Portela de Carvalho Neto | Aroazes |
| 1º TESOUREIRO | Amilton Lustosa Figueiredo
Filho |
Gilbués |
| 2º TESOUREIRO | Ana Lina de Carvalho Cunha Sales | Murici dos Portelas |
| MEMBROS DOS TERRITÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO | ||
| 1. TERRITÓRIO DA
PLANÍCIE LITORÂNEA |
Magnum Fernando Cardoso dos Santos | Caxingó |
| 2. TERRITÓRIO DOS
COCAIS |
Francisco Marcelo Carvalho Mendes | Piracuruca |
| 3. TERRITÓRIO DO
ENTRE RIOS |
Everardo Lima Araújo | Curralinhos |
| 4. TERRITÓRIO DOS
CARNAUBAIS |
José Henrique de Oliveira
Alves |
Nossa Senhora de Nazaré |
| 5. TERRITÓRIO VALE
DO SAMBITO |
José Sávio de Moura e Silva | Lagoa do Sítio |
| 6. TERRITÓRIO VALE
DO RIO GUARIBAS |
Naerton Silva Moura | Sussuapara |
| 7. TERRITÓRIO VALE
DO RIO ITAIM |
Adeilson Antão de Carvalho | Francisco Macedo |
| 8. TERRITÓRIO VALE
DO RIO CANINDÉ |
Auro Aparecido de Carvalho | Santo Inácio do Piauí |
| 9. TERRITÓRIO VALE DOS RIOS PIAUÍ E
ITAUEIRA |
Osmundo de Moraes Andrade | Itaueira |
| 10. TERRITÓRIO
TABULEIROS DO ALTO PARNAÍBA |
Gilberto Gonçalves Silva Júnior | Uruçuí |
| 11. TERRITÓRIO
SERRA DA CAPIVARA |
Orlando Costa Campinho
Braga |
Fartura do Piauí |
| 12. TERRITÓRIO
CHAPADA DAS MANGABEIRAS |
Nestor Renato Pinheiro Elvas | Bom Jesus |
CONSELHO FISCAL
| CARGO | NOME | MUNICÍPIO |
| PRESIDENTE | Guilherme Portela de Deus Macedo | Bocaina |
| VICE-PRESIDENTE | Lécio Gustavo de Sousa
Bezerra |
Alvorada do Gurgueia |
| SECRETÁRIO | Felipe Ferreira Dias | Cristino Castro |
| 1º SUPLENTE
NOMEAR APÓS A POSSE |
Luciano Barreto de Carvalho
Filho |
Hugo Napoleão |
| 2º SUPLENTE – NOMEAR APÓS A POSSE | Filemon José Francisco de Souza Nogueira Paranaguá | Corrente |
| 3º SUPLENTE – NOMEAR APÓS A
POSSE |
José dos Santos Barbosa | São João da Varjota |
CONSELHO DA MULHER MUNICIPALISTA
| CARGO | NOME | MUNICIPIO |
| PRESIDENTE | Maria Lúcia de Lacerda | Pimenteiras |
| VICE-PRESIDENTE | Manoelina de Sousa Borges | Sebastião Leal |
| SECRETÁRIA | Lisiane Franco Rocha
Araújo |
Colônia do Gurgueia |
| 1ª SUPLENTE | Maria das Dores Fontenele
Brito |
Luís Correia |
| 2ª SUPLENTE | Wiliane Kelly da Silva | Padre Marcos |
| 3ª SUPLENTE | Laís Barroso Martins dos Santos Nunes | Santa Cruz do Piauí |
A proclamação do resultado foi marcada por aplausos, celebrando o consenso após intensas articulações com prefeitos de diferentes regiões do estado. Segundo Admaelton, a construção da sua candidatura foi baseada no diálogo, com foco no fortalecimento da APPM.
“O municipalismo só se fortalece se for com união. Fui eleito por aclamação, sem deixar resquícios e mágoas nessa disputa eleitoral da APPM. Findamos de mãos dadas e assim vamos seguir para fazer uma gestão em conjunto com todos os prefeitos e prefeitas. Eu acredito que o diálogo se resolve quase tudo, e essa será a nossa filosofia”, pontuou.

O ex-presidente da APPM, Toninho, garantiu que Admaelton irá desempenhar um bom papel dentro da instituição por já conhecê-la de perto.
“O presidente Admaelton, que hoje foi aclamado pelos líderes municipais, ele já era vice-presidente, já sabe como funciona nossa casa, nossa instituição, tem experiência, fez uma grande campanha sempre buscando diálogo com os prefeitos, e hoje aqui demonstra a união entre os prefeitos do estado do Piauí para que a gente possa, juntos, lutar pelas causas dos municípios”, afirma Toninho.
A APPM parabeniza todos os prefeitos e prefeitas que comandarão esta Casa dos Municípios nos próximos dois anos, desejando sucesso e novas conquistas em prol do municipalismo piauiense.
CONTEUDO: APPM
Tribuna de Valença Portal de Notícias de Valença do Piauí