Home / Notícias / Ano Novo: Reflexão e planejamento são indispensáveis para realizar metas

Ano Novo: Reflexão e planejamento são indispensáveis para realizar metas

Com a chegada do Ano Novo, é comum que as pessoas tracem projetos e planejem mudanças para serem colocadas em prática no novo ano. Muitas vezes, por não conseguirem realizar tudo o que foi planejado, as pessoas sentem-se insatisfeitas e frustradas com o ano que passou. Pensando nisso, O Dia conversou com um psicólogo para dar dicas de como fazer o planejamento de ano novo, sem correr o risco de frustrar-se com os resultados, e de como lidar com a frustração dos projetos não concluídos.

O psicólogo Ricardo Carvalho explica que as expectativas estão ligadas a uma lógica cultural de que, com o final do ano e a chegada de um novo, um ciclo se finaliza e outro começa, e a partir disso uma série de expectativas é criada em relação a projetos pessoais que não foram cumpridos no ano que passou, gerando uma insatisfação com o que foi vivido.

“Muitas vezes, ao pensarmos que os projetos que fizemos não foram concluídos, gera a sensação de que o ano não foi suficiente. E isso está ligado ao fato de como as pessoas aprendem a viver cada dia. A sociedade contemporânea tem jogado muito a expectativa no amanhã. Amanhã eu quero perder peso, quero trocar de casa, quero comprar um carro, e isso gera uma insatisfação muito grande com o presente”, diz o psicólogo.

Para o psicólogo, o caminho mais saudável e mais leve para conseguir concretizar os planos é pensar no amanhã a partir do que temos hoje. Para isso, é preciso que seja feita uma reflexão sobre o que se pretende alcançar, como será alcançado e se é possível que seja alcançado. “Pensar no projeto não é negativo, como se pensa é que pode gerar uma insatisfação. Se eu tenho 100 kg, e pretendo perder 50 kg no ano que vem, primeiramente eu tenho que pensar se é viável, se faz sentido, se não é exagero”, explica.

O segredo para conseguir alcançar as metas estabelecidas e fazer as mudanças que achamos necessárias é planejamento e foco. Segundo o psicólogo, é importante que as pessoas ponderem sobre o que elas querem e porque elas querem. Deve-se levar em consideração se aquele desejo é seu, ou se é algo que foi imposto pela sociedade. Além disso, quanto mais metas forem estabelecidas, mais difícil será de conseguir realizar todas.

“O Ano Novo dá uma sensação de que a vida vai mudar radicalmente. A pessoa deve refletir sobre seus projetos e ver que não vai conseguir cumprir tudo que ela não cumpriu na vida em apenas um ano. É preciso estabelecer prioridades, seja para o ano, seja para o mês, seja para a vida. Eu tenho como cumprir isso? De que forma? Em quanto tempo? Nós somos bombardeados por necessidades que não são nossas, às vezes você tem muitos projetos, mas não tem projetos que sejam significativos”, ressalta Ricardo Carvalho.

Segundo o psicólogo, outro ponto importante é saber lidar com as frustrações. Muitas vezes, ao não conseguirmos atingir aquilo que planejamos, ou ao perdermos algo, somos assolados por um sentimento de frustração e impotência, que acaba por prejudicar a realização de projetos futuros. O psicólogo Ricardo Carvalho explica que os projetos para o ano novo devem conter um espaço para a frustração, e as pessoas devem estar preparadas para o caso de as mudanças não acontecerem da forma que se espera.

“A frustração deve ser avaliada de duas formas, quando é algo negativo e quando é positivo. O ser humano tem dificuldade de lidar com a perda, com o luto, porque tem a sensação de que pode ter tudo. Atualmente, na sociedade em que vivemos, qualquer frustração parece ser grande demais. Nós não sabemos lidar com a frustação, e muitas vezes ela acaba por te impedir de realizar algo novo, porque ela te desmotiva. Nós devemos fazer projeto que nos motivam. Se eu tento com a sensação de que não vou conseguir, a possibilidade de que a frustração vá atrapalhar a realização do projeto é maior ainda”, finaliza Ricardo Carvalho.

Fonte: O DIA

Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral

Veja Também

Tudo pronto XXXIV Festival Cultural Junino “Arraiá do Gorgulho”

As manifestações culturais Valenciana são expressas através de gestos e atos que representam a identidade ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *