Home / Notícias / CNJ vai revisar processo contra juiz suspeito de fraude e extravio no Piauí

CNJ vai revisar processo contra juiz suspeito de fraude e extravio no Piauí

Por unanimidade, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu desarquivar o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz Lirton Nogueira Santos, arquivado pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí em fevereiro de 2015. A nova análise do caso foi proposta pela corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, a fim de verificar “se o arquivamento foi adequado à hipótese dos autos”.

Lirton Nogueira Santos atuava no Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Campo Maior, cidade a 84km de Teresina. A investigação contra ele foi iniciada a partir de solicitação feita pela juíza titular do juizado, Elvanice Pereira de Sousa Frota Gomes, que relatou a ocorrência de irregularidades como fraudes na expedição de alvarás e extravio de autos.

Apesar das evidências apontadas no relatório da correição, o Tribunal Pleno do TJPI decidiu que a pena a ser aplicada ao magistrado seria de censura. Como o prazo para tal punição já estaria prescrito, os desembargadores piauienses decidiram pelo arquivamento.

Para a corregedora Nancy Andrighi, “embora tenha sido realizada detida análise dos fatos imputados ao juiz requerido, a pena de censura proposta, a qual estaria alcançada pelo fenômeno da prescrição, revela-se incompatível à gravidade das infrações perpetradas pelo juiz requerido”.

A corregedora entendeu que a Revisão Disciplinar do caso servirá para “adequar a sanção disciplinar à hipótese dos autos”, haja vista que “a conduta do requerido aparenta ser contrária a inúmeros deveres intrínsecos à função”.

Supostas irregularidades

A correição empreendida pela própria corregedoria do TJPI em 2013 concluiu que o “Juizado Especial Cível da Comarca de Campo Maior foi usado, por uma quadrilha especializada, para lesionar empresas e o sistema financeiro nacional, aproveitando-se da boa-fé de pessoas inocentes, denegrindo a imagem da Justiça piauiense”.

A correição identificou uma série de irregularidades, como a morosidade injustificada na tramitação de processos, já que 93% dos processos físicos e 68% dos virtuais se encontravam em atraso no juizado. Também foi verificada a recusa ao acesso à certidão negativa e aos autos do processo a uma empresa do estado.

Outra irregularidade constatada foi o desaparecimento de 78 processos, entre os quais haviam sido determinados bloqueios judiciais que superavam R$ 2,4 milhões. Também foram identificados três processos que foram arquivados irregularmente, já que haviam recursos interpostos que nunca foram encaminhados para as Turmas Recursais do TJPI.

Além disso, foram apurados inúmeros bloqueios judiciais irregulares com problemas como: bloqueio efetivado em processo inexistente; deferimento de multa sem a comprovação de descumprimento de decisão judicial; ausência de intimação do executado sobre penhora realizada; e expedição de alvarás em nome de pessoas estranhas ao processo.

Resposta

Em um direito de resposta encaminhado à imprensa pelo juiz Lirton Nogueira, em julho de 2014, ele se defendeu afirmando que um servidor havia instalado programas espiões nos computadores do Juizado, com o objetivo de copiar senhas do magistrado e servidores, a fim de ter acesso a decisões e atos judiciais dos espionados, bem como ao Processo Judicial Eletrônico.

“O magistrado, até aqui uma das maiores vítimas destes fatos narrados, já colocou à disposição do Tribunal de Justiça seus sigilos bancário, fiscal e telefônico – a fim de que não paire nenhuma dúvida sobre sua conduta irretocável, em quase 18 anos de magistratura – e deseja, por fim, que os fatos sejam devidamente esclarecidos, os culpados punidos e a Justiça, feita”, disse o juiz Lirton à época.

Fonte: CNJ
Edição: Nayara Felizardo

Veja Também

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *