Aconteceu na noite desta terceira (19) de novembro o lançamento do filme a Procissão dos Mortos em Valença do Piauí.
O filme foi escrito e dirigido pelo ator e diretor Raimundo Barbosa baseado na obra do Professor Antônio José, Procissão dos Mortos, uma lenda urbana de Valença do Piauí.
A procissão dos Mortos, destaca-se como uma das mais conhecidas lendas da cidade de Valença do Piauí, pelo contexto e antiguidade que se insere, cujo enredo dar se ao início do século XX. Sobe-se, portanto, que seu auge foi no período que a igreja tinha como Vigário o Cônego Acylino. E se o Cônego chegou em Valença em 1879 o episódio mais marcante ocorreu neste período.
Numa certa noite de quarta-feira da Semana Santa, conhecida popularmente como “Quarta-feira de Trevas”, uma moradora de rua do Maranhão, por nome Prisilina, que sofria de insônia e andava perambulando pelas ruas da cidade, onde dava conta dos acontecimentos e da vida dos moradores de Valença.
Para surpresa sua, encontrou um cortejo formado por pessoas já mortas, chamado a procissão dos mortos, onde muda todo o sentido de sua vida.
Para o diretor e ator Raimundo Barbosa foi um grande desafio realizar um projeto dessa grandeza. “É uma sensação incrível trabalhar uma história, uma lenda da nossa cidade e com atores valencianos. Foram nove meses de muita dedicação, onde 25 atores da própria comunidade deram vida aos personagens da história, e o resultado foi surpreendente, diferente do teatro, foi desafiador trabalhar a sétima arte, agradecemos a Deus e todo elenco que não mediram esforços para concretizar esse maravilhoso projeto”, disse Raimundo Barbosa.
O filme é um incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria Municipal da Cultura com filmagens, fotografias e edição de NW Dhones.