A História de um povo, é contada através dos fatos e acontecimentos que permeiam no cotidiano do próprio povo. A medida que o tempo passa, a identidade histórica e cultural vai sendo construída, cuja solidificação requer, uma história, tendo por base o patrimônio material e imaterial, bem como os símbolos que traduzam a caminhada e luta deste próprio povo.
Em Valença do Piauí, não é diferente, temos o Hino Oficial, a Bandeira e o Brasão, representando os símbolos municipais oficiais.
A Hino com letra do Prof. João Gonçalves Ferreira(João Calado) e a música da Maestrina Heloisa Ferreira.
A Bandeira, com desenho do Porf. Antonio Jose Pereira da Silva(Mambenga), Oficializada pela Lei Nº 548 de 05 de outubro de 1983.
Em de 1983, mês de maio, na gestão municipal Sr. Joaquim Matias Lima Verde, o Sr Gregório Veloso, procurou o Prof. Antonio Jose, para desenhar, uma Bandeira para o município de Valença, porque, a cidade havia sido convidada para a Feira dos Municípios e um dos requisitos exigidos era levar uma Bandeira para ser hasteada juntamente com as bandeiras das outras cidades participantes.
A solicitação foi atendida, o Prof. Antonio Jose, fez vários desenhos, que foram para ser observados e escolhidos pela Câmara Municipal.
O Desenho, foi escolhido e aprovado, que é este que representa nossa cidade. O Sr. Gregório Veloso, levou o desenho para Teresina, lá ele foi confeccionado em cetim, obedecendo o tamanho oficial e as gravuras e no dia 30 de outubro de 1983, ao som de uma Banda de Música, a Bandeira de Valença foi hasteada pela primeira vez ao lado das bandeiras dos outros município piauienses participante, por ocasião da Feira dos Municípios, na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina(PI)
DESCRIÇÃO DA BANDEIRA
01 – Tamanho retangular 100 X 130cm, fundo branco.
02 – Fita verde/amarela na parte central, cada uma com 12cm de largura e comprimento de 130cm.
03 – Na parte central o mapa do Piauí, na cor azul claro, representado as águas dos mananciais valencianos e uma estrela azul escuro, pontuando a cidade de Valença do Piauí, como pertencente a constelação piauiense.
04 – O mapa do Piauí, ladeado por um pé de cana-de-açucar, representando a riqueza do passado(lado esquerdo) e do lado direito, um pé de milho, como agricultura praticada e muito consumida pela comunidade na contemporaneidade.
05 – Uma haste marron, simbolizando um mastro, como sendo Valença – PI, um dos sustentáculos do Piauí .
06 – Uma fita azul claro, com a data da criação da vila: 20 de setembro de 1762.
Obs: Desenho Prof. Historiador, Antonio Jose Pereira da Silva(Mambenga)
Conteúdo: Professor Antônio José Mambenga