É comemorado nesta quinta-feira (6), o Dia Nacional da Luta contra a Queimadura. A data acontece em alusão ao Junho Laranja, uma campanha nacional que visa refletir sobre os números que envolvem esse tipo de lesão no Brasil. Com o tema “Queimaduras na minha casa não!”, a campanha destaca a importância da prevenção de acidentes domésticos.
70% dos casos de queimaduras no Brasil atingem crianças e idosos
De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, o país registra aproximadamente 1 milhão de casos de queimaduras por ano, demandando atenção imediata. Desse total, cerca de 100 mil casos necessitam de atendimento hospitalar, e 2.500 resultam em óbito direta ou indiretamente. Cerca de 70% das queimaduras ocorrem em residências. Crianças de 0 a 15 anos e idosos acima de 60 anos são os mais afetados.
Em Teresina, o Hospital de Urgência registrou até maio deste ano 126 atendimentos de vítimas de queimaduras. Deste número, 62,7% dos casos foram causados por contato com substâncias quentes.
Teresina registra mais de 100 casos de queimaduras em quatro meses
Cliciane Furtado, coordenadora do Serviço de Estomaterapia do HUT, destaca que o hospital é uma unidade de média e alta complexidade, recebendo apenas os casos mais graves de queimaduras.
Atenção deve ser redobrada no período junino
As queimaduras ocupam o 4º lugar entre as causas de óbito infantil no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras. Durante o período junino, a atenção com as crianças deve ser redobrada para evitar acidentes.
Em casa, recomenda-se que as crianças permaneçam longe da cozinha durante o preparo de alimentos.
Os cabos das panelas devem estar sempre virados para o centro do fogão. Nas festividades juninas, é preferível optar por fogueiras pequenas, acesas longe de matas, depósitos de papel ou produtos inflamáveis.
As queimaduras ocupam o 4º lugar entre as causas de óbito infantil no Brasil
Confira outras dicas de prevenção:
Na cozinha:
– Use protetores de fogão para evitar que crianças alcancem as chamas ou panelas quentes.
– Utilize luvas térmicas ao manusear objetos quentes.
– Nunca deixe panelas no fogo sem supervisão.
Eletricidade:
– Proteja tomadas com tampas de segurança para crianças.
– Evite sobrecarregar tomadas com muitos aparelhos eletrônicos.
– Desconecte aparelhos elétricos antes de limpá-los.
Ambientes externos:
– Mantenha crianças longe de fogueiras e churrasqueiras.
– Sempre supervisione crianças durante a queima de fogos de artifício.
– Evite brincadeiras perigosas com produtos inflamáveis.
CONTEUDO: O DIA