Home / Cidades em Foco / Valença sediou reunião de secretários municipais de agricultura

Valença sediou reunião de secretários municipais de agricultura

Valença do Piauí sediou nesta segunda-feira (30), uma reunião de secretários municipais de agricultura com a finalidade de discutir a Certificação Vegetal dos produtos da agricultura familiar dos municípios que compõem o Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável Vale do Sambito. A reunião aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação de técnicos da ADAPI e SADA de Valença e de Teresina e do presidente da câmara, vereador Benoni.

De acordo com a presidenta do Território do Vale do Sambito, Lidiane Veloso, a certificação é importante para valorizar dos produtos da agricultura familiar e também é uma busca por alternativas para contemplar produtos que são certificados por órgãos federais como a cajuína e a polpa de fruta, por exemplo, que são certificados pelo Ministério da Agricultura.

“Buscamos essa certificação com relação aos produtos como a rapadura, doces o azeite de coco babaçu e outros produtos que a gente vende que ainda não tem a sua certificação artesanal e a Adapi se junta a nós através da SADA para ajudar nesse processo”, afirmou Lidiane que comemora os avanços.

“O território está dando um passo além pra gente poder melhorar a questão das nossas feiras territoriais da agricultura familiar, a gente sabe que já avançou muito, mas muito se falta fazer para que essa comercialização, ela seja justa e que tenha reconhecimento não só a nível de território”, disse.

O Gerente de Inspeção da Vegetal da Adapi, Ernando Cardoso, além de destacar a importância da certificação para a valorização dos produtos, ele informou sobre os procedimentos para o agricultor conseguir a certificação.

“Estamos deixando com a Lidiane um requerimento para os interessados se eles se interessarem, eles solicitam uma vistoria prévia desse estabelecimento, daí a gente retorna para vistoriar esse estabelecimento e se encontrarmos tudo ok ótimo, mas se tiver alguma pendência ele vai ter que resolver porque a nossa certificação é de qualidade, a gente quer o mínimo possível de condições sanitárias e da boa prática de fabricação, tendo esses dois requisitos não tem nenhuma dúvida que esse produtor vai conseguir esse selo estadual”, afirmou o gerente.

A secretária de agricultura de Valença do Piauí, Regina Mateus disse que a certificação vai ajudar muito.

“É uma discussão que vai ajudar muito aos agricultores familiares e aos consumidores porque o agricultor terá seu produto valorizado e a certificação também agrega valor ao produto, sem falar que ele pode vender em qualquer lugar não só em Valença e por outro lado o consumidor tem a garantia de está comprando um produto que passou por uma inspeção sanitária”, observou Regina Mateus que pediu que os agricultores procurem essa certificação o quanto antes.

Fonte: v1

Veja Também

Artistas e Bandas locais são valorizados pelo Prefeito Marcelo Costa no Carnaval 2024.

O Prefeito Marcelo Costa tem investido nos trabalhos dos artistas e bandas locais, contratando nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *