Home / Notícias / Piauí investiga oito casos suspeitos de sarampo, revela Ministério da Saúde
EU QUERO

Piauí investiga oito casos suspeitos de sarampo, revela Ministério da Saúde

O Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) investiga oito casos suspeitos de sarampo. Ao todo, cinco exames sorológicos (IgM) estão em fase de triagem e outros três estão em análise na unidade, como mostram as informações contidas no Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27).

O levantamento revela que já foram solicitados 12 exames, oriundos de cinco municípios, para a detecção da doença ao Lacen-PI em 2022. Quatro destes já tiveram o resultado liberado pelo laboratório, sendo dois positivos, um negativo e um inconclusivo.

O Cidadeverde.com tentou contato com a direção do Lacen-PI e com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Em entrevista anterior, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) avaliava que a baixa cobertura vacinal poderia ser um dos motivos para o retorno do vírus, que não era notificado no Brasil desde 2018. Por conta disso, as autoridades alertam para a necessidade da vacinação de crianças contra a doença.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem oferecido diversos pontos de vacinação contra o sarampo. Neste domingo (29), por exemplo, o imunizante estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Piauí, Porto Alegre, Parque Brasil, Santa Isabel e Renascença, das 7h às 19h.

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. No caso das crianças, elas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação. Grupos profissionais com direito à vacina da gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição.

Breno Moreno (Com informações da FMS)
redacao@cidadeverde.com

CONTEUDO: CIDADE VERDE

Veja Também

Piauí tem 719 pessoas na fila de espera para transplante de órgãos

No Piauí, 719 pessoas estão na fila de espera para transplante de órgãos. Destes, 387 esperam ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *