Home / Destaque / Enem 2023: divulgação do gabarito oficial é antecipada; veja nova data

Enem 2023: divulgação do gabarito oficial é antecipada; veja nova data

gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão disponibilizados antes do que estava previsto. O edital previa a divulgação até 24 de novembro, mas o Ministério da Educação anunciou a antecipação da data. Agora a nova data será nesta terça-feira (14) no portal do Inep às 19h (horário de Brasília).

Já o prazo para solicitar a reaplicação das provas do ENEM começa hoje (13). A nova oportunidade de fazer a prova é destinada para as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. Ou que que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.

O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante, de 13 a 17 de novembro. As provas serão nos dias 12 e 13 de dezembro. É importante ressaltar que o Enem 2023 estabelece uma lista de doenças que dão direito à reaplicação, incluindo a Covid-19. (Veja a lista no final desta matéria).

O que acontece se faltar apenas um dia de aplicação do Enem?

Caso o candidato tenha faltado no primeiro dia de Enem, que aconteceu no último domingo (5), ainda é possível fazer o segundo dia de prova, especialmente se o candidato tiver direito à isenção da taxa de inscrição. No entanto, essa nota servirá apenas como autoavaliação e não poderá ser usada em processos seletivos para ingresso no ensino superior.

Agora, se a falta ocorrer no segundo dia de provas, o candidato ainda poderá se inscrever nos programas do SisuProUni e Fies, mas terá uma nota mais baixa devido à realização de apenas um dia de prova. A reaplicação de apenas um dia de prova segue as condições estabelecidas no edital do Enem 2023.

Veja as doenças que permitem a solicitação de reaplicação da prova

De acordo com o edital, o participante que esteja com uma das doenças infectocontagiosas a seguir, não deve comparecer ao local de aplicação para realizar o Exame e deverá solicitar reaplicação.

Confira abaixo:

  • Tuberculose;
  • Coqueluche;
  • Difteria;
  • Doença invasiva por Haemophilus influenzae; 
  • Doença meningocócica e outras meningites;
  • Varíola;
  • Varíola dos macacos (monkeypox);
  • Influenza humana A e B;
  • Poliomielite por poliovírus selvagem;
  • Sarampo;
  • Rubéola;
  • Varicela; 
  • Covid-19.

Números gerais do Enem 2023

Enem 2023 - (Reprodução/Governo Federal)Reprodução/Governo Federal

Enem 2023

No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo.

Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água. O balanço preliminar do Enem 2023 aponta para 68% de participação neste domingo (12). Os números definitivos dependem da consolidação por parte da instituição aplicadora e serão informados em 16 de janeiro de 2024, na divulgação dos resultados do exame. ​

CONTEUDO: O DIA

Veja Também

Prefeito Marcelo Costa mantém Valença num verdadeiro canteiro de Obras

A Prefeitura de Valença tem realizado diversas obras de melhoria em todo município, tanto na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *