Home / Notícias / Lançamento da campanha de doadores de medula óssea em Valença

Lançamento da campanha de doadores de medula óssea em Valença

A Secretária de Saúde Ilana Reis recebeu nesta quinta-feira (09) uma equipe de representantes do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi)  para o lançamento da campanha e   cadastramento de doadores voluntários de medula óssea em Valença do Piauí. A campanha é uma parceria da Prefeitura Municipal, atreveis da Secretaria Municipal de Saúde com Secretaria Estadual de Saúde.

A supervisora do Hemopi, Susanne Rocha, falou da importância e da conscientização da população para a doação da medula óssea, um ato que vai aumentar as chances dos pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea e salvar muitas vidas.

Os requisitos para se tornar um doador voluntário são: ter idade entre 18 e 35 anos, sendo que o doador permanece no cadastro até os 60 anos, que é o limite de idade para a doação; portar um documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde; não possuir nenhuma doença que impeça o cadastro e a doação de medula óssea.

Para os que já são cadastrados, é necessário manter os dados sempre atualizados para que, caso haja compatibilidade, o doador possa ser encontrado de forma rápida e eficaz para dar prosseguimento às outras etapas que podem anteceder o transplante efetivo.

A medula óssea, popularmente chamada de tutano, é responsável por fabricar todos os elementos do nosso sangue, pela diferenciação das células-tronco. É responsável pela produção dos glóbulos brancos (que combatem infecções), vermelhos (que carregam o oxigênio), e plaquetas (que ajudam na coagulação). A maiorias das doenças oncológicas da medula óssea (por exemplo as leucemias agudas) acontece por falha nesse mecanismo. O Transplante de Medula Óssea (TMO) é um procedimento de alta complexidade que pode possibilitar a cura para algumas doenças do sangue como leucemias, linfomas, alguns tipos de anemia e doenças autoimunes, entre outras.

O cadastro para doação de medula óssea em em Valença, acontecerá no dia 21 de novembro no Posto de Saúde de centro.

Veja Também

Brasil tem 575.930 médicos ativos: 2,81 por mil habitantes

O Brasil registra, atualmente, 575.930 médicos ativos – uma proporção de 2,81 profissionais por mil ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *