Home / Destaque / Governo do estado distribui mudas de caju e incentiva a produção na região Vale do Sambito

Governo do estado distribui mudas de caju e incentiva a produção na região Vale do Sambito

Através da Secretaria de Agricultura familiar (SAF), o Governo do Estado distribuiu 22.000 mudas de caju para agricultores e agricultoras do território do Vale do Sambito.

A distribuição de mudas é feita anualmente, e têm como objetivo a ampliação e recuperação das áreas da cajucultura da agricultura familiar na região.

Segundo o Coordenador Regional do Projeto Viva o Semiárido no Território Vale do Sambito Luiz Nogueira, as mudas foram entregues as entidades da Agricultura familiar com prioridade para os beneficiários de programas de acesso a terra e Projeto Viva o Semiárido. “O objetivo é o replantio e recuperação das áreas de caju perdidas durante os anos de estiagem. A cajucultura é uma atividade rentável e bastante praticada em todo o território, a SAF sabe da importância dessa ação para os agricultores da região, pois com ela promove e incentiva a cadeia produtiva do caju, apoiando o desenvolvimento rural e gerando renda para as famílias que  trabalham com essa atividade.” Pontuou o coordenador.

Foram contemplados os seguintes municípios: Ipiranga, Inhuma, Francinopolis, Várzea Grande, Novo Oriente do Piauí, São Félix, São Miguel da Baixa Grande, Elesbão Veloso, Lagoa do Sitio-PI, Prata, Pimenteiras e Valença do  Piauí.

 Participaram das entregas, o Secretário de agricultura do município de Ipiranga Francisco Feitosa, a coordenadora regional do Emater Allana Magda, o técnico do Emater- José Airton, o controlador geral do município de Inhuma Maycon  José, o vereador da cidade de Inhuma Marcos Antônio, o coordenador do Vale do Sambito Luiz Nogueira, a técnica da COOTAPI  Naiara Cardoso e agricultores e agricultoras beneficiadas.

A agricultora Marcilene Ribeiro do município de Ipiranga, foi umas das beneficiadas com as mudas e agradeceu a entrega: ‘’ em nome da associação da comunidade São José dos Cocos, venho a agradecer o esforço da equipe em trazer mudas de cajueiro para nosso munícipio, agradeço a secretaria de agricultura do estado e do município, a equipe do PVSA -URGP-Vale do Sambito em nome do coordenador Luiz Nogueira e da técnica Naiara Cardoso pela ajuda, ainda destacou o empenho do Governo Estadual em sempre pensar na agricultura familiar’. Disse a agricultura

Segundo o agricultor Filipe, esse é um excelente trabalho que a Secretaria de Agricultura do Estado, juntamente com o Emater, o PVSA e os demais envolvidos, vêm fazendo na região, parabenizou ainda essa belíssima ação.

Essa é mais uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cajucultura  em todo  o estado do Piauí, em parceria com o Emater, Prefeituras, sindicatos, obra kolping e associações rurais.

FOTOS: EQUIPE STVS

Veja Também

Governo do presidente Lula prevê salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê um salário mínimo de R$ 1.502 no ano que vem, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *