Home / Notícias / MP Eleitoral busca elo entre doadores de campanha e fornecedores de gestores
EU QUERO

MP Eleitoral busca elo entre doadores de campanha e fornecedores de gestores

Para evitar o abuso do poder econômico e o uso do caixa 2 nas eleições municipais de outubro, o Ministério Público Eleitoral do Piauí vai cruzar as informações sobre os fornecedores para órgãos públicos e doadores de campanha eleitorais. A ideia é saber se empresas que vendem para o poder público têm alguma ligação com os doadores (pessoas físicas) das campanhas.

O procurador regional eleitoral Israel Gonçalves Silva (Foto: Moura Alves / O DIA)

A ação é uma das novidades que o MP apresentou nesta sexta-feira (15) aos mais de 100 promotores eleitores do Piauí, na sede do Ministério Público Federal, em Teresina. Sob o comando do procurador regional eleitoral do Piauí, Israel Gonçalves Silva, esta foi a segunda reunião de trabalho dos promotores, com vistas à preparação para o pleito deste ano.

“Se nessa análise com os empresas, a gente vê que muitas pessoas ligadas a fornecedores dos municípios estão fazendo doações, então doação pode ser lavagem de dinheiro, que é retirado do município via empresas que não prestam serviços, mas que aquele titular da empresa ou pessoa ligada à empresa faz a doação”, explicou Gonçalves Silva a O DIA.

O objetivo principal é combater o caixa 2, já que a partir desta eleição será proibida a doação de empresas privadas para candidatos. O MPE teme que com poucos recursos regulares, os candidatos façam uso bastante do caixa 2, que a ser dinheiro gasto que não é informado na prestação de contas e favorece, obviamente, candidatos mais ricos, tornando a disputa menos democrática.

Fonte: Jornal O DIA
Por: Robert Pedrosa

Veja Também

Ataques golpistas somam mais de 1,5 mil presos; acampamento no DF é desfeito

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que, nas últimas 24 horas, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *