Home / Notícias / Grupo de Intervenção Prisional dará suporte aos presídios do Piauí

Grupo de Intervenção Prisional dará suporte aos presídios do Piauí

Durante a solenidade de posse do novo diretor da Casa de Custódia de Teresina, o tenente Jean Carlo Bezerra, na manhã desta segunda-feira (11), foi instalado o Grupo de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário do Piauí, que atuará no presídio e dará suporte em todas as demais unidades prisionais do Estado.

Para o secretário da Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, a criação do Grupo de Intervenção Prisional representa um marco para o sistema penitenciário estadual. “Estamos dando um salto qualitativo na segurança prisional, sobretudo nesta unidade com características peculiares, que é a Casa de Custódia”, afirma Oliveira.

O gestor ressalta que o novo diretor vai agregar experiência à segurança da unidade e que a meta da Secretaria da Justiça é reduzir os índices de aprisionamento, distúrbios como motins e a superlotação. “Queremos garantir efetividade às políticas de segurança prisional, pública e ressocialização. Assim, poderemos avançar na humanização do sistema”, pontua Daniel Oliveira.

Para o secretário Daniel Oliveira, a criação do grupo representa um marco para o sistema penitenciário estadual( Foto: Ascom Sejus)

O diretor da Casa de Custódia, Jean Carlo Bezerra, que já atuou no sistema carcerário e vem da Força Nacional de Segurança Pública, observa que há presídios no país com mais problemas graves do que os do Piauí e reforça que a criação do Grupo de Intervenção Prisional, dentro a política de segurança estabelecida pela Secretaria da Justiça, vão garantir a ordem no sistema.

O Grupo de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário do Piauí é formado, inicialmente, por dez agentes penitenciários especialistas em operações especiais em presídios e são coordenados por agentes formados pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais da Secretaria Nacional da Segurança Pública (DPOE).

A solenidade desta segunda marcou, também, a entrega de fardamento e equipamentos de segurança dos agentes penitenciários que fazem parte do Comando de Operações Prisionais (COP). De acordo com a Secretaria da Justiça, novos equipamentos de segurança, armamento, munições e tecnologia de monitoramento estão sendo adquiridos para as penitenciárias.

Fonte:.piaui.pi.gov.br

Veja Também

Mega-sena acumula novamente e prêmio pode chegar a R$ 205 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.695 da Mega-Sena, e o prêmio para o próximo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *