Home / Destaque / Enem 2023: Piauí teve a quarta menor taxa de abstenção do Brasil no segundo dia de prova

Enem 2023: Piauí teve a quarta menor taxa de abstenção do Brasil no segundo dia de prova

Enem 2023: Piauí teve a quarta menor taxa de abstenção do Brasil no segundo dia de provaSeis candidatos foram eliminados nesta edição do Enem no Piauí por falta de documentos e uso indevido do celular no momento da prova.

O Piauí teve a quarta menor taxa de abstenção do Brasil no segundo dia de provas do Enem 2023. De acordo com o balanço divulgado pelo Inep neste domingo (12), dos 99.644 inscritos, 70.857 compareceram aos locais de aplicação e 28.787 não compareceram. A taxa de abstenção foi de 28,39%. O Piauí ficou atrás somente dos estados do Rio Grande do Norte (27,79%), Sergipe (27,93%) e do Ceará (28,10%).

taxa de abstenção do Piauí no segundo dia do Enem aumentou 2,39 pontos percentuais em relação ao primeiro domingo de aplicação das provas. Em todo o Brasil, a taxa de abstenção no segundo dia de Enem 2023 foi de 32,1%.

Taxa de abstenção no segundo dia de Enem aumentou 2% em relação ao primeiro dia no Piauí - (Jailson Soares/O Dia)Jailson Soares/O Dia

Taxa de abstenção no segundo dia de Enem aumentou 2% em relação ao primeiro dia no Piauí

No Piauí, o Enem 2023 foi aplicado em 33 municípios com 288 locais de prova, 302 coordenações e 3.259 salas de prova. Aqui no Estado, seis candidatos foram eliminados na edição deste ano do exame: dois porque o celular tocou no momento da prova, dois porque esqueceram o documento de identificação e os dois últimos casos foram relacionados a sair da prova antes do horário permitido.

Em todo o Brasil, foram 2.217 candidatos eliminados por infrações como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender às orientações dos fiscais. Problemas logísticos somaram 859 ocorrências envolvendo emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água. Não foram efetuadas prisões no Enem 2023.

Para o chefe da Diretoria Geral de Operação da Polícia Militar, coronel Jackson Galvão, o Enem deste ano ocorreu conforme o planejado pelas forças de segurança. “O Piauí foi o segundo estado a concluir a coleta de provas e isso também comprova mais uma vez que o planejamento funcionou. Tivemos um Enem 2023 seguro e organizado”, afirmou o coronel.

Foram empregados 800 policiais na segurança do exame este ano.

CONTEUDO: O DIA PI

Veja Também

Segundo encontro dos músicos de Valença foi sucesso

Lindomar Amâncio e Ronaldo Lima, o Baiá, organizaram como muito sucesso o segundo encontro dos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *